Reeducandas doam cabelos para pacientes em tratamento contra câncer

Ação em penitenciária de Tremembé recolheu mechas para confecção de perucas

sex, 13/12/2019 - 13h11 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Presas em campanha de doação de cabelo para confecção de perucas a pacientes em tratamento contra câncer

Reeducandas da Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé participaram da campanha “Cabelo do bem”, em 19 de novembro, na unidade. Os cabelos doados pelas voluntárias serão usados para produção de perucas que depois serão entregues a pacientes em tratamento contra o câncer.

Uma equipe de cabeleireiros da ONG Casa Rosa Beleza do Bem esteve no presídio para cortar os cabelos de 17 reeduncadas. O projeto foi desenvolvido em parceria com a ONG e alunas de escolas municipais da Taubaté.

A ideia de promover a ação surgiu quando Michelle Regina da Silva, enfermeira da unidade prisional, entrou em contato com os organizadores da campanha para viabilizar a doação feita pelas sentenciadas. “É prazeroso fazer o bem e tudo o que é bom volta para gente”, acredita a profissional, que também doou algumas de suas mechas. Elas perceberam que cabelo cresce de novo e apoiar quem precisa é mais importante”, explica ela.

A interna Lígia, de 29 anos, se sentiu grata por poder fazer o bem. “Gostei do meu novo penteado e, além de ficarmos com a aparência renovada, é uma atitude que faz bem para o coração”, disse.

A coordenadora da Casa Rosa Beleza do Bem, Maria Sandim, estima que cerca de 3 quilos de cabelos foram doados. “Eu vi muita flexibilidade por parte das meninas, que vinham com um sorriso no rosto participar da ação”, afirma. “Esse gesto tem um efeito imediato na autoestima dos pacientes, principalmente em mulheres e crianças que lutam contra o câncer”, lembra a coordenadora.