Reeducandas de São Miguel Paulista fazem curso de fotografia

Participantes tiveram aulas teóricas e práticas, com a proposta de registrar a história de vida das alunas

sex, 26/07/2019 - 9h22 | Do Portal do Governo

Parceria entre o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista promoveu o curso de extensão “Buscando nossas histórias nas artes: Teatro, Literatura e Tecnologia” para 20 reeducandas da unidade.

Durante os encontro, as participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre fotografia e também artes plásticas com a proposta de registrar a história de vida das alunas.

“A experiência entre o IFSP e as reclusas foi gratificante, atingindo plenamente o objetivo da interligação da comunidade, envolvendo as alunas, os professores e demais estudantes”, disse a professora de audiovisual Mayara Fior.

A aluna C.C.N. confessa ter se inscrito no curso visando a remição de pena por estudo (a cada 12 horas de estudo é descontado um dia na pena das reeducandas). Mas ela se surpreendeu ao conhecer a instituição e o curso. “Tivemos aulas de história da fotografia, conhecemos pintores famosos e sobre o significado das cores nas artes plásticas”, comentou.

Dentro da proposta pedagógica desenvolvida pelos professores do IFSP esteve a exposição dos trabalhos de fotografia das 20 integrantes do grupo.

A diretora do CPP de São Miguel Paulista, Nívia Seravali, vê na parceria com o IFSP uma grande ação de ressocialização. “São aspectos positivos que ultrapassam as grades, com impactos que refletem diretamente na valorização, autoestima, dignidade, inclusão e preparação para a liberdade das reeducandas”, reforça Seravali.