Reeducanda conquista 2º lugar em concurso de redação

Vencedora cumpre pena na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista e recebeu uma câmera fotográfica como prêmio, além de medalha

qua, 15/07/2020 - 13h35 | Do Portal do Governo

A reeducanda Luciana Mendonça de Oliveira Timóteo, que cumpre pena na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, foi uma das vencedoras do 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), realizado em todo o Brasil em 2019.

O tema do concurso foi “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”. A vencedora recebeu a medalha de 2º lugar e uma câmera fotográfica no dia 30 de junho.

Por conta da pandemia de coronavírus, a cerimônia de entrega de prêmios foi virtual e contou com a participação da coordenadora pedagógica Ana Lúcia de Oliveira Caetano e da professora Simone Cristina Arcas Zanata, ambas servidoras da escola vinculadora E.E. Professora Lea Aparecida Vieira Guedes.

A professora foi homenageada com uma medalha por ter sido a orientadora da reeducanda. Também estiveram presentes os responsáveis pela Diretoria do Centro de Trabalho e Educação da penitenciária e a diretora geral da unidade prisional, Adriana Alkmin Pereira Domingues.

“O acesso da população privada de liberdade neste concurso ofertado pela Defensoria Pública da União traz transparência nas ações realizadas pela Penitenciária Feminina de Tupi Paulista e a garantia do exercício de cidadania ainda no cárcere”, destacou a gestora da unidade prisional.

Demais vencedores

Na Penitenciária “Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis II, dois sentenciados se destacaram com medalhas de 1º e 3º lugares na categoria referente aos privados de liberdade do estado.

Vale ressaltar que um servidor da Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia também foi condecorado com uma medalha de 3º lugar ao concorrer na categoria para servidores do sistema prisional.