SP conta com rede de reabilitação para pessoas com deficiência física

Inaugurada em 2008 pelo Governo do Estado, Rede Lucy Montoro é considerada referência em tratamentos do gênero

qua, 03/05/2017 - 16h37 | Do Portal do Governo

A Rede Lucy Montoro representa um grande alento de esperança para pessoas com deficiência física, muitas das quais são vítimas de acidentes de trânsito e sofreram mutilações em decorrências desses acidentes.

Com 17 unidades em diferentes localidades do Estado, na capital, interior e litoral, e uma unidade móvel, que percorre os municípios paulistas com uma equipe multiprofissional, a Rede Lucy Montoro foi constituída pelo Governo do Estado, em 2008.

Uma das bases oferece tratamento e desenvolve programas exclusivos para pessoas com deficiência visual. O Centro de Tecnologia e Inclusão para Deficientes Visuais – Humaitá, localizado na Rua Galileu Emendabili, 99, Jardim Humaitá, foi inaugurado em dezembro de 2014. A unidade atende em convênio com a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas.

São atendidas pela Rede Lucy Montoro cerca de 100 mil pessoas em média por mês, que, após um serviço de triagem, passam por tratamento gratuito de reabilitação e manutenção que as ajuda na recuperação ou adaptação de próteses, órteses, cadeiras e outros equipamentos de mobilidade.

Os centros de reabilitação da Rede Lucy Montoro contam com equipamentos de última geração e atendimento por equipes multiprofissionais, constituídas por médicos fisiatras, técnicos de órtese e prótese, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

A Rede Lucy Montoro oferece serviços de reabilitação ambulatorial para pacientes com sequelas de AVC/AVE, traumatismo craniano, amputação, lesão medular, paralisia cerebral infantil e atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes neurológicas, entre outras doenças neurológicas. Também oferece tratamento de reabilitação de internação para pacientes com lesão encefálica ou amputados.

Para ser atendido na Rede Lucy Montoro, o paciente deve ser encaminhado para reabilitação por um médico da rede de saúde pública e fazer agendamento para triagem no Departamento Regional de Saúde.

Onde encontrar
A Rede Lucy Montoro mantém as seguintes unidades no Estado de São Paulo: Morumbi, Vila Mariana, Lapa, Umarizal, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e Clínicas, na capital; Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Campinas, Marília, Mogi MirimPresidente Prudente, Fernandópolis e Pariquera-Açú, no interior,  e Santos, no litoral.

Unidade móvel
Lançada em janeiro de 2009, a Unidade Móvel da Rede Lucy Montoro tem por objetivo atender as demandas mais urgentes de fornecimento de próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção, nos municípios do Estado de São Paulo.

Trata-se de um caminhão completamento adaptado para atender o paciente com deficiência, dotado de elevador hidráulico, banheiro acessível, consultório médico, sala de espera e oficina de órtese e prótese, composta por salas de prova, de máquinas e de gesso.