Reconhecida internacionalmente, Sala São Paulo completa 20 anos

Casa de concertos é reconhecida internacionalmente graças à qualidade acústica e beleza arquitetônica

qua, 08/05/2019 - 15h41 | Do Portal do Governo

A Sala São Paulo completa duas décadas de existência neste ano. Ponto de parada obrigatório aos amantes de música, a casa de espetáculos, instalada no coração da capital paulista, é reconhecida internacionalmente.

Segundo a lista da WQXR, rádio de Nova York especializada em música clássica, a Sala São Paulo está entre as mais belas casas de concertos do mundo. O jornal britânico The Guardian a listou como um dos dez espaços musicais com melhor acústica.

Desde a inauguração, em julho de 1999, até hoje, as temporadas de apresentações da Sala São Paulo trazem músicos renomados do Brasil e do mundo, parte delas com preços acessíveis. Além disso, é possível ver concertos gratuitos em quase todos os domingos. Confira a programação completa neste link.

A casa

Diferentes aspectos fazem da Sala São Paulo um verdadeiro patrimônio cultural, a começar pela qualidade acústica. A Sala São Paulo foi equipada com as mais modernas tecnologias, entre elas um teto retrátil. Ele é formado por placas móveis que podem ser abaixadas ou levantadas para ajustar a qualidade de som, de acordo com o tipo de música a ser tocada.

A história e construção também merecem destaques. Sua suntuosidade arquitetônica é reflexo dos tempos áureos da economia paulista do café. Totalmente restaurada e inaugurada como casa de concertos em 1999, a construção é mais antiga, dos anos 1930. A Sala São Paulo está localizada nas dependências da antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana, um edifício em estilo Luís XVI.

Acessibilidade

Desde o mês de março, a Sala São Paulo se tornou ainda mais acessível. O espaço passou a contar com novos recursos para que pessoas com deficiência visual possam conhecer sobre a história do espaço por meio de informações audiodescritivas e também por meio de experiências táteis. A visitação é gratuita e dá direito a um acompanhante.