Reciclagem de eletrônicos é tema de projeto da Etec Raposo Tavares

Plataforma foi premiada no 3º Hackathon Acadêmico do CPS; objetivo é incentivar reuso dos aparelhos e reduzir geração de lixo

ter, 02/02/2021 - 13h06 | Do Portal do Governo

Sabe aquele celular, laptop ou tablet encostado e fora de uso? Esses itens podem ganhar sobrevida se forem descartados corretamente. A opção pelo reaproveitamento de aparelhos eletrônicos pode contribuir para o meio ambiente. Muita gente não sabe, mas os componentes desses aparelhos possuem metais pesados que contaminam o solo quando descartados no lixo.

Atentos aos princípios da Tecnologia Verde, estudantes do curso Técnico Integrado ao Médio de Informática (Etim) da Escola Técnica Estadual (Etec) Raposo Tavares, da Capital, desenvolveram o aplicativo E-Trash para ajudar o usuário a fazer o descarte em locais apropriados.

Com a plataforma, os estudantes têm a expectativa de contribuir para redução do volume de sucata eletrônica que em grande parte é dispensada de forma indevida e acaba sobrecarregando aterros sanitários. Segundo levantamento realizado pelos alunos, apenas 2% dos equipamentos obsoletos são reciclados no Brasil, percentual muito abaixo dos registrados nos países da Europa e dos Estados Unidos.

O app oferece a opção para empresas e instituições com postos de coleta se cadastrarem para receber, além de celulares e tablets, computadores e notebooks. Na outra ponta, as pessoas interessadas em dar uma destinação correta aos seus equipamentos podem baixar o aplicativo e, por meio de geolocalização, receber todas as informações sobre os pontos mais próximos da sua região. A terceira ponta da cadeia, a coletora de sucata eletrônica, faz o agendamento para retirada dos aparelhos nos postos.

Tecnologia verde e inovadora

A ferramenta foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo formado pelos jovens Matias Castro, Guilherme Vieira, Kaique Ryan, Danillo Santiago, Julia Ribeiro, Vinicius Tavares e Luiz Fernando Lazaro. O projeto se apoiou numa pesquisa sobre hábitos relacionados ao descarte de eletrônicos realizada com 100 pessoas. Os dados fundamentaram o TCC e reforçaram a relevância desse tipo de iniciativa.

Entre os entrevistados, 80,4% confirmaram preocupação com os efeitos do descarte incorreto de eletrônicos (incorreto) no meio ambiente. Os que disseram que não sabem realizar a destinação adequada e não conhecem algum ponto de coleta representam 62,9% e 64,9%, respectivamente; 68% usariam um aplicativo que orientasse sobre o assunto e 47,4% tinham algum produto para se desfazer. Entre os equipamentos mais descartados estão celulares (53,9%) e tablets (19,7%).

O projeto interdisciplinar envolveu os docentes Nilza Bezerra, Gisele Cardoso e Wesley Castanha das disciplinas de Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Sistemas Embarcados resultado superou as expectativas. O grupo se empenhou e, apesar do desafio do trabalho remoto, finalizou um projeto coeso, que foi reconhecido e premiado”, avalia a professora Nilza.

O TCC E-Trash participou do 3º Hackaton Acadêmico do Centro Paula Souza e conquistou o segundo lugar. Os trabalhos foram avaliados por profissionais e especialistas na área de tecnologia. Os vencedores do Hackaton receberam medalhas, certificados, livros, bolsas de estudo e convites para participar do evento The Developer’s Conference (TDC).