Receitas trazem os melhores alimentos para as pessoas idosas

A publicação Melhor Alimentação para a Melhor Idade, da Codeagro, indica os alimentos mais adequados para uma vida longa e mais saudável

sáb, 20/05/2017 - 9h07 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Certos alimentos são essenciais para prevenir doenças mais comuns de serem contraídas por idosos

Nosso país possui uma população superior a 200 milhões de habitantes, cerca de 15% dos quais têm idade superior aos 60 anos. Doenças como anemia, diabetes, osteoporose e hipertensão são mais comuns a medida em que a idade das pessoas avança.

O livro “Melhor Alimentação para a Melhor Idade”, da Codeagro (Coordenação de Desenvolvimento de Agronegócios), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, traz dicas de saúde  e receitas como os alimentos mais indicados para repor as vitaminas e sais minerais necessários para uma vida mais longa e saudável.

Laranja, brócolis, espinafre, ovos, carnes e peixes, por exemplo, são os alimentos mais indicados para combater as deficiências de vitamina B12 e de ácido fólico, relacionadas ao risco de doenças cardio-vasculares, piora da função cognitiva, surgimento de doenças psiquiátricas e degeneração do tecido nervoso.

Como prévia do livro que você pode acessar na íntegra aqui, publicamos uma receita de Torta Verde, que consta da publicação. Com o espinafre entre os seus ingredientes, a receita é muito fácil de ser preparada.

  • Torta Verde  Prática
    Massa (ingredientes)
    1 xícara (chá) de talos de espinafre e agrião (70g)
    1 e 1/2 xícara (chá) de leite desnatado (360ml)
    1/4 de xícara (chá) de óleo (60ml)
    3 xícaras (chá) de arroz parabolizado cozido (520g)
    1/2 colher (chá) de sal (30g)
    Massa (modo de preparo)
    Higienize e corte os talos de espinafre e agrião, em pedaços pequenos. Bata no liquidificador o leite, o óleo, os talos, o arroz e o sal, até formar uma massa homogênea.
    Recheio (ingredientes)
    1 dente de alho (2g)
    2 tomate médio (160g)
    4 ramos de salsinha (4g)
    1/4 de cebola pequena (25g)
    1 lata de atum ralado em água (179g)
    1 colher (sopa) de óleo (15ml)
    Recheio (modo de preparo)
    Lave o alho, o tomate, a salsinha e a cebola. Descasque, pique o alho e a cebola, reserve. Corte o tomate em cubos, reserve. Pique a salsinha e reserve. Abra a lata de atum, escorra o excesso de água e reserve. Em uma panela, doure o alho e a cebola no óleo e refoque o tomate, o atum e a salsinha.
    Montagem (ingredientes)
    Margarina para untar a forma
    Farinha de trigo para untar a forma
    Montagem (modo de preparo)
    Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma retangular média. Espalhe a massa na forma e cubra com recheio. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos.

Tempo de preparo: 1h40min
Rendimento: cinco porções
Peso da porção: 150g
Valor calórico da porção: 240kcal