Rapper Thaíde faz palestra a jovens da Fundação Casa

Artista contou sua trajetória musical e falou sobre sua história de vida na unidade Rio Tocantins, no Complexo do Brás

ter, 16/07/2019 - 19h17 | Do Portal do Governo

O rapper Thaíde foi o convidado especial na sexta-feira (12) na unidade Rio Tocantins da Fundação CASA, no Complexo do Brás, na capital paulista. Lá, o artista conversou com todos os adolescentes em internação provisória da unidade e contou como fez para superar as barreiras impostas pela pobreza e se consolidar no universo da música.

“Seu pior inimigo é você mesmo. Vocês [adolescentes] possuem capacidade, são inteligentes e têm muito o que fazer”, incentivou Thaíde. “Eu e minha avó, que me criou, chegamos a pedir esmolas. Uma vez fingi um roubo, para impressionar alguns amigos, e me arrependi muito. Decidi que nunca mais faria aquilo”, lembrou o rapper.

Antes de gravar as primeiras músicas e clipes, o artista trabalhou como office boy, enfrentou preconceito por ser negro e da periferia e perdeu familiares para a criminalidade. Sua avó foi seu porto seguro, com quem aprendeu a enfrentar as adversidades e recebeu lições de caráter que carrega consigo ainda hoje. “Ao falar sobre coragem, não vem a imagem de um homem à minha cabeça, mas da minha avó”, relatou emocionado.

Em mais de uma hora de bate-papo, o músico respondeu a diversas perguntas dos adolescentes. Muitos, apesar de serem de geração diferente, conheciam suas músicas, inclusive por influência dos pais, fãs do rapper.

“Ele (Thaíde) falar com os adolescentes foi a realização de um grande desejo. Há três anos tentava o contato e uma resposta positiva e ela se concretizou na véspera do aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou a coordenadora pedagógica do Casa Rio Tocantins, Alexsandra Dantas.

Carreira

A carreira de Thaíde começou em 1988, quando lançou o disco “Cultura de Rua”, em parceria com o rapper DJ Hum. Uma das canções era “Corpo Fechado”, que se tornou o primeiro hit de rap brasileiro a tocar nas rádios do país.

Dali em diante, o músico transitou por diferentes linguagens artísticas. Foi apresentador de programas de TV, como Yo! MTV Raps, Manos e Minas, da TV Cultura e A Liga, da TV Bandeirantes. É coautor de dois livros: “Pergunte a quem conhece: Thaíde”, sobre o movimento hip hop e sua carreira, e “Thaíde: 30 anos mandando letra”.