Ranking Xangai 2017 classifica USP como a melhor pública do Brasil

Unicamp fica na sexta colocação entre universidades brasileiras no ranking, que tem a também paulista Unesp entre destaques nacionais

qui, 17/08/2017 - 15h06 | Do Portal do Governo

A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aparecem entre as 10 melhores universidades do Brasil no Ranking Xangai 2017 (Academic Ranking of World Universities – ARWU). A USP está em primeiro e a Unicamp na sexta colocação.

Ao todo, foram avaliadas mais de 1.300 instituições de ensino superior, e foram publicadas as TOP 500 do mundo. Entre as quais, além das duas acima, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) é outra instituição que está sempre presente na lista, desde o início do ranqueamento.

A Unesp se manteve na lista na posição 301-400, ou seja no Top 400 do mundo. Isso aponta uma estabilidade em termos de ensino e pesquisa ao longo do tempo. Esse fato também se repete em distintas classificações de desempenho. A posição ocupada pela Unesp é resultado do aumento das publicações e pelo reconhecimento científico de seu corpo docente.

Na América do Sul, o Brasil obtém a supremacia no ensino superior. O país tem 11 universidades nacionais no Top 500, e 18 entre as Top 800.  Esse dado é significativo se considerado o fato de que Argentina e Chile somam apenas seis universidades no Top 800.

Veja aqui a classificação das universidades tops do mundo.