“Rá-Tim-Bum, o Castelo” segue no Memorial até fevereiro

Com novidades e presença de grande público, terceira temporada da exposição agrada fãs e está entre as cinco mais visitados do mundo

seg, 16/10/2017 - 13h28 | Do Portal do Governo
DownloadDaniela Agostini
Mostra “Rá-Tim-Bum, o Castelo” está em cartaz na Fundação Memorial da América Latina

Sucesso de público no Brasil em 2017, a exposição “Rá-Tim-Bum, O Castelo” segue em cartaz até 4 de fevereiro de 2018 no Memorial da América Latina, em São Paulo. O projeto é uma realização da Fundação Memorial da América Latina e do Governo do Estado, em parceria com a TV Cultura e a Caselúdico.

A terceira temporada traz como novidade um novo cenário dentro da exposição: “É um grande mural para que as pessoas extravasem suas emoções, deixem seu autógrafo, façam selfies e, assim, eternizem o momento da visita”, destaca o diretor Felipe Pinheiro.

Público
Embora não haja, no Brasil, dados atualizados em relação à frequência de público em eventos artísticos e museológicos, “Rá-Tim-Bum, o Castelo” está entre as mais visitadas do mundo. De 31 de março, quando foi inaugurada, até 30 de setembro último, mais de 500 mil pessoas visitaram a exposição, incluindo as 20 mil visitas com ingressos gratuitos, cedidos para escolas públicas, além de entidades filantrópicas e assistenciais.

De acordo com levantamento feito a partir de informações da revista britânica “The Art Newspaper”, que mapeia o público de museus, as visitações colocam o projeto entre os top 5 mais visitados em todo o mundo.

Em 2016, o Memorial da América Latina estabeleceu o próprio recorde histórico de público, com mais de 2,2 milhões de visitantes. Parcela significativa dessa marca coube ao evento em que o Memorial recriou a “Vila do Chaves”, em parceria com o SBT, visto por mais de 250 mil fãs do seriado mexicano.