Questões raciais e machismo são temas de encontros das Fábricas de Cultura

Unidades vão exibir documentários e promover rodas de conversa ao longo deste mês

seg, 03/02/2020 - 19h19 | Do Portal do Governo

Racismo, machismo, misoginia, colonialismo, invisibilidade serão alguns dos temas abordados em debates organizados nas Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Na Fábrica de Cultura Diadema, por exemplo, será apresentado o documentário “Eu pareço suspeito?” (2018), dirigido por Thiago Fernandes, editor, fotógrafo e co-fundador da produtora Toco Filmes, com uma narrativa voltada para as periferias de São Paulo e sua região metropolitana. A exibição do documentário sobre o genocídio da população negra, pobre e periférica, seguida de um bate-papo com Fernandes, ocorre nesta quinta-feira (6), a partir das 19h.

A roda de conversa “Toda palavra pode ser usada?” será realizada na Fábrica de Cultura Jaçanã. O objetivo é promover a explicação de algumas palavras e expressões faladas que remetem ao racismo, machismo, misoginia, colonialismo, opressões e que por vezes falamos e não sabemos a sua origem.

Já a biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia realiza o debate e a instalação “Você pode ser o que quiser: “o céu é o limite e você truta é imbatível””, no dia 12.

Toda a programação descrita acima é gratuita e não precisa de inscrição. Basta chegar com até 30 minutos de antecedência. Para saber mais acesse a página com os detalhes de cada atividade.