Quer gravar uma canção em LP? Feira no MIS oferece serviço em vinil

Museu da Imagem e do Som realiza várias atividades neste sábado (22) sobre o universo dos discos, que incluem até gravação de música

sex, 21/04/2017 - 12h02 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) promove neste sábado (22) diversas ações para celebrar a cultura do LP. A iniciativa faz parte do Record Store Day, dia de comemoração das lojas de discos independentes de todo o planeta. Fãs de música, artistas e centenas de lojistas se reúnem para conferir lançamentos exclusivos e edições especiais.

Em 2017, o evento chega à décima edição. No MIS, as ações serão realizadas, pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com a Locomotiva Discos. A programação, de 12h às 20h, inclui uma grande feira de LPs, venda de vitrolas e toca-discos, palestras com nomes importantes da indústria fonográfica e shows.

Os amantes da área também podem produzir um vinil em compacto, na hora, com o estúdio Vinyl Lab. Na área externa do museu, apresentações de DJs e food trucks serão outras atrações do dia.

Feira
A tradicional Feira de Discos, que acontece em São Paulo desde 2011, ganha uma edição especial no MIS, que conta com cerca de 80 expositores, entre lojas, sebos, colecionadores e vendedores especializados. Os frequentadores encontrarão produtos importados, nacionais, raros, novos, usados, compactos e edições de luxo.

Além de comprar, o público pode levar até 50 LPs usados para venda ou troca somente com os expositores. Uma novidade neste ano é a participação do Casarão do Vinil, um dos maiores acervos de discos de São Paulo, com mais de 700 mil itens. O Casarão traz uma banca com produções comercializadas a R$ 1,99.

Outro ponto alto da programação são as mesas redondas que acontecem no Auditório MIS, com personagens do mercado fonográfico que abordarão temas que representam o universo do setor: lojas, gravadoras, colecionismo de vinis e a palestra “A História da Fábrica de Discos”, apresentada por João Augusto, da Polysom, única fabricante em atividade na América Latina.

Registro
Para marcar o Record Store Day de 2017, a gravadora independente HBB (especializada em rock alternativo) lança um split das bandas Autoramas e Mundo Alto. O registro, em vinil sete polegadas na cor marrom e com projeto gráfico assinado por Antônio Augusto, possui duas faixas de cada grupo.

O estúdio Vinyl Lab faz a estreia da estação móvel no Record Store Day no MIS. A empresa, pioneira no Brasil ao oferecer o serviço de gravação de discos, apresenta como principal produto o disco Lo-Fi, gravado um a um em chapas de policarbonato com agulha de metal, em uma máquina dos anos 1940. Os visitantes poderão acompanhar a gravação ao vivo ou registrar a própria canção em um disco Lo-Fi. Basta chegar cedo e levar um pendrive com a composição autoral. Vale destacar que a companhia não grava músicas de terceiros sem autorização.

Acervo
Inaugurado em 1970, o Museu da Imagem e do Som é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura e possui acervo com mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o museu apresenta uma programação cultural diversificada, voltada para todos os públicos, e abre oportunidade para novos artistas.

Em 2014, o espaço foi o mais visitado do Estado de São Paulo e recebeu mais de 600 mil pessoas. No mesmo ano, o MIS foi apontado pelo Google como segundo colocado entre os lugares mais procurados na capital paulista.

SERVIÇO
Record Store Day no Museu da Imagem e do Som
Data: 22/04/2017 (sábado)
Horário: 12h às 20h
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2117-4777
Entrada gratuita
www.mis-sp.org.br

Confira, a seguir, a programação completa do Record Store Day:

PALESTRAS
Local: Auditório MIS
Capacidade: 172 lugares
Entrada gratuita. Retirada de senha com uma hora de antecedência de cada palestra na Recepção do MIS
Duração: 60 minutos cada

14h |Tema: Colecionismo de discos
Colecionadores de discos contam como começaram as coleções, como é o hábito de colecionar e revelam os discos preferidos.
Convidados: Luanda Baldijao, Italo Escarparo, Bruno Souto e Frederico Sartorelo
Mediador: Bento Araújo (Poeira Zine)

15h30 |Tema: Lojas de discos
Quatro lojas de discos foram chamadas para contar detalhes sobre como é administrar uma loja de discos nos tempos atuais, revelando histórias inusitadas e folclores desse universo.
Convidados: André Fiori (Velvet Discos), Alexandre Belforti (Museu do Vinil), Danilo Guedes (Mafer Records) e Marcio Custodio (Locomotiva Discos)
Mediador: Marcelo Costa (Scream & Yell)

17h | Tema: A história da fábrica de discos
Convidado: João Augusto
Proprietário da gravadora Deck e responsável pelo retorno da Polysom, única fábrica de vinil em atividade da América Latina, João Augusto aborda os detalhes da fabricação de discos no Brasil e no mundo e as perspectivas para o formato em um mercado cada vez mais digital.

18h30 | Tema: Selos & Gravadoras
Os convidados abordam, na mesa redonda, o mercado atual e falam dos desafios de manter um selo independente no Brasil.
Convidados: Frédéric Thiphagne (Goma Gringa), Caio Yoka (Somatória do Barulho), André Tor Tauil (Metal Maximus) e Antônio Augusto (Hearts Bleed Blue).
Mediador: Carlos Eduardo Miranda

SHOWS
Local: Área externa
Entrada gratuita. Sujeita à lotação do espaço.
Duração: 40 minutos cada banda

15h |Mundo Alto
18h |Autoramas

OFICINA DE DJ
Horário: 14h e 17h
Local: Sala de interfaces (2º andar)
Entrada gratuita. Retirada de senha com uma hora de antecedência do início da oficina na recepção.
Capacidade: 20 visitantes por horário
A escola Beatmasters oferece gratuitamente um mini curso de DJ de discos de vinil. Os participantes terão uma introdução de como mixar, fazer viradas e discotecar seu disco de vinil em festas e eventos.

DURANTE TODO O DIA
– Feira de discos com 80 expositores no estacionamento do MIS
– Venda de vitrolas e toca-discos com a Passarela do Som
– Food trucks
– Faça seu vinil com o estúdio Vinyl Lab
– DJs: na área externa do museu, DJs convidados tocam os mais variados estilos musicais. DJs Mariana Boaventura, Ana Dienstmann, Fabio Bardella e Cecilia Yzarra (Peru).