Quer aprender novo idioma em 2018? Matrículas estão abertas no CEL

Mais de 200 unidades dos Centros de Estudo de Línguas oferecem cursos gratuitos para alunos da rede estadual de São Paulo

qui, 09/11/2017 - 11h32 | Do Portal do Governo

Estudantes da rede estadual interessados em desenvolver habilidades em um novo idioma no próximo ano já podem se matricular no Centro de Estudo de Línguas (CEL). São mais de 200 unidades no Estado de São Paulo, que oferecem cursos gratuitos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

A lista completa de instituições pode ser conferida no Portal da Educação. As turmas variam de acordo com a região e o nível do candidato. O cadastro é presencial e os alunos menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais.

Os cursos têm duração de três anos (ou seis semestres), com aulas quatro vezes por semana, fora do horário regular, e são abertos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A única exceção é o de inglês, com carga anual e para o Ensino Médio.

Vantagens

O plano de estudo de cada CEL tem foco na conversação em situações do cotidiano e mercado de trabalho. O rendimento é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Vale destacar outra vantagem: além do certificado, as notas e a carga horária são incluídas no histórico escolar e podem ajudar na comprovação de proficiência.

A Secretaria da Educação do Estado também oferece cursos de línguas on-line e a distância. Inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais) são as opções para alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não é preciso fazer matrícula antecipada. Basta informar o número do registro do estudante.