Que tal doar sangue nesta quinta-feira (16), na Estação Sé do Metrô?

Metrô e Fundação Pró-Sangue oferecem oportunidade inédita de doar sangue dentro de uma estação em São Paulo; saiba como colaborar

qua, 15/11/2017 - 12h02 | Do Portal do Governo

Os usuários do Metrô de São Paulo podem fazer uma boa ação e doar sangue a quem precisa de uma transfusão nesta quinta-feira (16). Em uma ação inédita, o Metrô e a Fundação Pró-Sangue oferecem essa oportunidade dentro de uma estação em São Paulo.

A coleta será feita na área paga da estação Sé, ao lado da linha de bloqueios, das 8h30 às 11h30. Colaboradores da Fundação Pró-Sangue vão realizar a pesquisa de triagem, além de orientar as pessoas que desejam doar.

Durante a ação, haverá apresentação do Coral VozeArte, sob a regência do maestro Rodrigo Hyppolito. A doação faz parte de uma agenda de ações programadas para este mês de novembro pelo Metrô e pela Fundação Pró-Sangue.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

Exposição Curativo Vermelho

O Metrô e a Fundação Pró-Sangue promovem também a exposição “Curativo Vermelho”, que fica em cartaz na estação Clinicas até 31/12, com 20 imagens em homenagem a doadores. As criativas imagens trazem montagens que unem o curativo vermelho a outras figuras bem conhecidas do público. Todas as imagens seguem o conceito principal da nova campanha itinerante do Hemocentro de São Paulo: “Quem dá o sangue merece ser reconhecido”.