Que tal aproveitar o feriado na cidade de Santos?

Cidade mais conhecida do litoral paulista oferece atrações para todas as idades. Destaque são Museu do Café, praias e o Parque Marinho

qua, 01/11/2017 - 13h02 | Do Portal do Governo

A maior e mais famosa cidade litorânea de São Paulo, Santos oferece uma série de atividades de entretenimento. Entre elas, está uma visita ao Museu do Café. Além da oportunidade de experimentar uma bebida de excelente qualidade, é possível conhecer mais sobre as particularidades relacionadas ao cultivo do grão e à sua história.

Por lá, as degustações acontecem durante a visita ao espaço, no Centro de Preparação do Café (CPC), em quatro horários: 10h30, 12h, 15h e 17h. O atendimento é feito por um barista, profissional especialista na preparação da bebida.

Os participantes têm a oportunidade de degustar três tipos de café gourmet, de alta qualidade, no tradicional modo de preparação em coador, muito comum nos lares brasileiros, e aprender um pouco mais sobre as características e peculiaridades de cada grão.

Quem é apaixonado pela natureza, a cidade conta com o Parque Estadual Marinho da Laje. O local, único parque marinho do Estado, foi criado em setembro de 1993 com uma área de proteção integral com 5 mil hectares que concentram uma grande diversidade de espécies marinhas, como tartarugas Verde e de Pente, cavalo marinho, golfinhos e até mesmo baleias.

O Parque é aberto à visitação e constitui um local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científicas, proporcionando contato direto com os diferentes ecossistemas marinhos que ainda podem ser conhecidos e compreendidos. Composto por costões rochosos e formações coralíneas que proporcionam um ambiente propício à concentração de peixes de passagem e recifais com grande diversidade biológica.

Ainda voltado à natureza, Santos tem o Museu de Pesca – idealizado para atender crianças, jovens e professores, utiliza diferentes recursos lúdicos e pedagógicos para mostrar, divertindo, diferentes faces do ambiente aquático (sobretudo o mar) e a interferência do Homem sobre esse ambiente.

Para o grande público, a principal atração é um imponente esqueleto de baleia, da espécie Balaenoptera physalus, com 23 metros de comprimento e sete toneladas. Além deste, o acervo possui esqueletos de outros animais aquáticos, peças biológicas empalhadas, representação de quatro ecossistemas marinhos do litoral paulista, uma lula gigante (com cinco metros de comprimento e 91 quilos, único exemplar exposto no mundo) e várias espécies de tubarões.