Casos de emergência: Você sabe quando chamar os Bombeiros?

Conhecimento prévio é fundamental para que o atendimento seja feito com maior precisão; o mais importante é manter a calma

dom, 03/12/2017 - 9h48 | Do Portal do Governo

Com os períodos festivos chegando é necessário saber agir em caso de emergência. Nesses momentos é realmente difícil manter a calma e pensar pra qual órgão ligar e pedir a ajuda adequada. Cada segundo é essencial para preservar a vida. Em caso de acidente de trânsito com vítima, você ligaria para o SAMU ou para os Bombeiros?  E em caso de dores e mal súbito?

Esses questionamentos são muito comuns, uma vez que em momentos emergenciais tanto o SAMU quanto os Bombeiros podem prestar primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar.  O conhecimento prévio é fundamental para que o atendimento seja feito com maior precisão, pelas peculiaridades que cada demanda exige.

Também é importante ressaltar que nem sempre será necessária a presença de uma equipe de atendimento no local. Essa definição é feita por meio das informações passadas pelo contato via telefone. Então, o mais importante é manter a calma e descrever detalhadamente a situação e seguir os passos orientados.

Veja abaixo algumas situações para chamar os Bombeiros:

– Resgate de pessoas ou animais;

– Inundação e desabamento;

– Incêndio;

– Afogamento;

– Acidente com animal peçonhento;

– Choque elétrico;

– Vazamento de produto perigoso;

– Acidente com vítima;

– Queda e acidente doméstico

Veja aqui as dicas do Corpo de Bombeiros como evitar acidentes.