Provão Paulista irá servir para ingresso em universidades públicas

Avaliação da rede estadual será aplicada pela primeira vez em novembro; serão 20 mil vagas destinadas aos estudantes

dom, 02/07/2023 - 12h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo preparou mais uma novidade e oportunidade para os estudantes do ensino médio: o Provão Paulista.

A nova avaliação poderá ser utilizada como entrada direta para 20 mil vagas nas principais universidades públicas de São Paulo, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

“Esse é um momento histórico, pois não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, estamos dando acesso às melhores universidades do país. A Educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

A prova será seriada e aplicada para os alunos de todas as séries do ensino médio, mas já neste ano, em novembro, os resultados do exame poderão ser usados para efeitos de ingresso dos estudantes da 3ª série do ensino médio.

Mais que o incentivo à entrada no ensino superior, a ação servirá diretamente como combate ao abandono e evasão do ensino médio. No próximo ano, será utilizada uma nota acumulada das provas feitas na segunda e terceira séries do ensino médio. A partir de 2025, serão consideradas as avaliações nas três séries.