Projeto promove capacitação em empreendedorismo para detentas em SP

Reeducandas tiveram aulas sobre gestão de negócios, além de empoderamento feminino e inclusão social por meio de trabalho e renda

sex, 07/02/2020 - 19h22 | Do Portal do Governo

Trabalho feito com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária, as penitenciárias femininas de Sant’Ana e da capital capacitaram cerca de 300 sentenciadas no projeto 1.000 Mulheres, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As reeducandas passaram pelos cursos de capacitação em empreendedorismo e gestão de negócios, além de empoderamento feminino e inclusão social por meio de trabalho e renda.

O curso, com carga horária de 20 horas, enfatiza temas importantes para quem pretende começar um negócio, como planejamento estratégico, controle financeiro, formação de preço, inovação e venda. Toda a abordagem encontra-se resumida em apostilas preparadas especialmente para a ação. O curso é gratuito e dá direito a certificados.

Já em liberdade, Desirée abriu sua confeitaria com base nas orientações do Sebrae. Segundo Joyce, ela se tornou uma referência para todas as reclusas das penitenciárias paulistas e ainda ganhou o título de embaixadora da instituição. Joyce costuma orientar as alunas a fazer aquilo que têm afinidade pois, assim, o trabalho não será uma mera ocupação, mas algo satisfatório.

Para a diretora do Núcleo de Educação, Raquel Ferreira, a penitenciária levou em consideração as particularidades da unidade prisional para atender a demanda. Dentre as medidas tomadas estão aulas nos horários vespertino e noturno. Com isso, a direção atendeu reeducandas que exercem atividades laborterápicas durante o dia e que apresentaram o desejo em participar de um curso que tem como premissa promover um recomeço.