Projeto Guri abre 381 vagas para 13 Grupos de Referência

Jovens em estágio avançado de aprendizagem que forem selecionados recebem bolsa-auxílio; prazo de inscrição é até dia 22

seg, 04/11/2019 - 18h38 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Gustavo Morita - Projeto Guri
Grupo de Referência do Projeto Guri de Araçatuba

As inscrições para o processo seletivo dos 13 Grupos de Referência do Projeto Guri serão realizadas a partir desta segunda-feira (4) e vão até dia 22. A temporada 2020 dispõe de 381 vagas para alunos em estágio avançado de aprendizagem, jovens interessados em ampliar o repertório, além de aprimorar o conhecimento musical e artístico.

Participam do processo, alunos e ex-alunos do Projeto Guri com idades entre 12 a 20 anos e 11 meses (que venham a completar 21 anos até, no máximo, em 27 de novembro deste ano).

As aulas são gratuitas e todos recebem bolsa-auxílio de R$ 240. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis neste link.

Os Grupos de Referência são conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de crianças, adolescentes e jovens que pretendem se aperfeiçoar. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos.

A cada ano há um novo processo seletivo para integrar um dos 13 grupos. São orquestras, cameratas, bandas, coros, grupo de percussão, entre outras formações musicais que servem de modelo e incentivo para todos os alunos e alunas do Projeto Guri, programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Os grupos são localizados nas seguintes cidades:
– Araçatuba
– Bauru
– Franca
– Itaberá
– Jundiaí
– Lorena
– Marília
– Piracicaba
– Presidente Prudente
– Santos
– São Carlos
– São José do Rio Preto
– Sorocaba

Os Grupos de Referência ensaiam nos polos do Guri duas vezes por semana e são formados por alunos da região em que estão estabelecidos. O repertório abrange diferentes estilos musicais e épocas, contemplando do erudito ao popular. Neste link há relação das vagas e cursos disponíveis.

A seleção é feita por meio de testes práticos e entrevistas coordenadas pelos profissionais da Amigos do Guri. Além da bolsa-auxílio, os candidatos também podem requerer auxílio de deslocamento (no valor de R$ 110) até os ensaios, quando necessário. Podem participar alunos e ex-alunos do Projeto Guri.