Escola do Vale do Paraíba discute combate às drogas e criminalidade

“Salvando na Base” promove encontros nas unidades escolares e faculdades da região para falar com jovens sobre violência

qui, 06/06/2019 - 16h03 | Do Portal do Governo

O projeto “Salvando na Base”, iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do CDP de Taubaté, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pindamonhangaba, abordou a questão das drogas com alunos da 5º ano da Escola Municipal “Professora Simone dos Santos”, em Taubaté.

“A visita é muito positiva porque aborda a prevenção ao uso de entorpecentes”, afirma a diretora da escola, Laura Rechdan Ribeiro Novaes. “Os alunos já estão numa idade boa para conversar sobre esse tema e um bom exemplo é sempre bem-vindo”, avalia.

Durante o encontro, meninos e meninas, com idades entre 9 e 11 anos, também conheceram um pouco do dia a dia de agentes de segurança penitenciária em uma palestra com membros do Grupo de Intervenção Rápida da região (GIR-6), que tem sede no Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos”, situado no município.

“Foi importante saber que os agentes demonstram respeito com a figura humana”, afirma a vice-diretora da escola, Amanda Bueno. “Eles se preocupam com a segurança e, ao mesmo tempo, preservam a dignidade do preso, algo que não fazíamos ideia”, completa.

Ao final da palestra, foi aberto espaço para perguntas dos estudantes, que se empolgaram com os temas discutidos. “É um combustível ver o interesse das crianças no nosso ofício, ainda mais sabendo que a faixa etária dos presos está cada vez menor”, afirma Hélio Santana Alves, um dos membros e palestrante do GIR.

O projeto

Em atividade desde agosto de 2017, o projeto “Salvando na Base” promove palestras em escolas e faculdades na região do Vale do Paraíba para conversar sobre a realidade dos presídios e sobre a criminalidade com o público jovem.

“Meu intuito era o de ajudar jovens da periferia e queria encontrar alguma forma de contribuir na formação dessas pessoas”, explica o advogado Bruno Pedott, secretário-adjunto da OAB de Pindamonhangaba e idealizador das palestras.

A proposta foi apresentada ao CDP de Taubaté, que acatou a ideia. Os encontros já alcançaram mais de 3 mil crianças e adolescentes do Vale do Paraíba. “Se a gente conseguir fazer apenas uma pessoa seguir pelo caminho do bem, já ficamos felizes”, afirma Pedott.

Para Marcos Domiciano Castro, comandante geral do GIR-6, a receptividade dos jovens proporciona a sensação de dever cumprido. “Passar nossas experiências ao próximo é algo que nos engrandece como profissionais, é muito satisfatório poder mostrar o nosso trabalho, que é árduo, mas é o que amamos, somos e fazemos”, afirma o agente.