Escola de Taquarituba disputa final do concurso Zayed

Com projeto de sustentabilidade, escola estadual Dimas Mozart e Silva é uma das três representantes da América Latina em Abu Dhabi

ter, 17/01/2017 - 21h03 | Do Portal do Governo

O projeto de sustentabilidade da Escola Estadual Profº Dimas Mozart e Silva, de Taquarituba, é finalista do concurso Zayed. A iniciativa da MET Community reconhece empresas, pessoas e escolas que fazem contribuições significativas para o futuro da energia global. Este ano foram mais 1,5 mil projetos inscritos para concorrer aos US$ 100 mil. O valor deve ser usado integralmente para colocar as ações em prática.

Com o projeto de sustentabilidade e energia limpa em mãos, a professora Viviane Cristina Silva Ramos e mais dois alunos envolvidos no projeto, Letícia Cristina Oliveira Castro e Vinícius da Silva Ferrari, receberam o apoio do Estado de São Paulo e embarcaram para Abu Dhabi, para defender a ideia na final do concurso.

A escola do interior paulista já fez história e é uma das três representantes da América Latina nos Emirados Árabes. Para a estudante Letícia Cristina Oliveira Castro, é importante que a ideia seja passada para os alunos mais novos. “Para trazer essa continuidade da ideia, o projeto também prevê a construção da sala ‘Sustent Ação’. Nela, os alunos do ensino médio vão ensinar e transmitir a ideia de sustentabilidade para o ensino fundamental. Essa sala vai ser feita independentemente se a gente ganhar ou não”, disse a estudante.

A professora de ciências e biologia, Viviane Cristina Silva Ramos, foi responsável por apresentar a ideia na sala de aula. Ela lembra que as ações do projeto trazem redução do consumo de energia. “A gente fez um estudo e reduziria em mais de 60% o consumo de energia”, disse Viviane.

O estudante Vinícius da Silva Ferrari aponta o exemplo como item importante do aprendizado. “O prêmio, além de trazer uma economia muito grande para a escola, também se tornaria um modelo continental para uma educação mais sustentável. E tudo isso também incentiva os alunos menores a participar de outras oportunidades que virão”, enfatizou Ferrari.

A lista de transformação é grande. Fazem parte do plano a construção de balcões térmicos no refeitório, cisterna de captação de água da chuva, composteira para horta orgânica, jardim, pintura de paredes com tinta ecológica, instalação de placas solares, pista de corrida, tapete de geração de energia, entre outras iniciativas.

“Essa premiação traz motivação para os jovens e mostra que através da educação é que a gente pode mudar o futuro do planeta”, finalizou a professora Viviane.