Projeto da Etecap vence Mostra Científica do Instituto Butantã

Estudantes desenvolveram uma luva cirúrgica feita com plástico proveniente de cascas de tubérculos como batata e mandioca

ter, 23/11/2021 - 11h35 | Do Portal do Governo

Um projeto desenvolvido por três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antônio Prado, localizada em Campinas, venceu a Mostra Científica do Instituto Butantã. Realizada em ambiente virtual, a disputa contou com a participação de 55 projetos de alunos de Ensino Médio das redes pública e privada.

Eduarda Mazzone, Fabrício Ruela e Jhenyfer Genesio, alunos do terceiro ano do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Biotecnologia, desenvolveram uma luva cirúrgica feita com plástico desenvolvido a partir do reaproveitamento de cascas de tubérculos como batata e mandioca.

Até o momento, os estudantes produziram o polímero, material semelhante ao plástico utilizado nas luvas convencionais. Ainda falta desenvolver os moldes para a fabricação do equipamento de proteção individual, que é muito utilizado no setor da saúde.

“Além de o produto ser biodegradável, a fabricação prevê a utilização de resíduos, evitando materiais derivados de fontes não renováveis”, explica Fabrício. “A luva demora apenas vinte dias para se decompor, se descartada corretamente”, afirma o professor que orientou o projeto, José Maurício da Silva.

“Ser premiado por uma instituição tão importante como o Instituto Butantã nos deixou muito contentes”, comemora o orientador.