Programa Nascentes completa 5 anos e ganha livro comemorativo

Iniciativa que tem como objetivo a recuperação da mata ciliar no estado atinge meta de 20 mil hectares

qui, 11/06/2020 - 20h31 | Do Portal do Governo

O Programa Nascentes, criado para proteger a biodiversidade e os recursos hídricos do estado de São Paulo, completou 5 anos de existência e teve sua história retratada em um e-book (livro digital). O projeto bateu sua meta em março deste ano, com 20 mil hectares de matas ciliares em restauração em mais de 400 municípios espalhados pelo território paulista.

Essas áreas, públicas e privadas, equivalem a 28 mil campos de futebol e a mais de 33 milhões de mudas plantadas. O e-book conta a história da iniciativa e teve seu prefácio escrito pelo Governador João Doria, que destacou o Nascentes como o símbolo da atuação do estado na salvaguarda ambiental.

Na apresentação, o ex-Governador Geraldo Alckmin, chefe do Executivo à época do lançamento, destaca que São Paulo vivia o pico de uma das maiores crises hídricas de que se tem notícia, consequência de verões secos e quentes que diminuíram drasticamente a oferta de água.

“Nesse somatório de resultados que comemoramos para o meio ambiente, celebramos também os cinco anos do programa e, principalmente, a meta alcançada nesta gestão”, disse o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido. “É um programa permanente, de Estado, de proteção às nossas nascentes e áreas de proteção permanente ao longo dos nossos córregos.”

O Nascentes funciona articulando os diversos atores da cadeia da restauração ecológica e integra iniciativas locais e regionais. Identifica empresas/ONGs restauradoras, proprietários interessados em receber restauração em seu imóvel e engaja pessoas físicas e jurídicas que possuem obrigações ambientais a serem cumpridas. Com a meta atingida, a comissão interna se prepara para a segunda fase do programa.

“Nós, da Cetesb, estamos dispostos a auxiliar no sucesso desta nova etapa, que passará por uma discussão muito mais atrelada à questão do licenciamento”, destacou Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Companhia e que na época respondia pela então Secretaria de Meio Ambiente.

Ficou a cargo da Cetesb, cinco anos atrás, levantar todos os dados dos devedores de compensações ambientais. “Isso em uma época em que os processos administrativos não estavam tão informatizados como hoje em dia. Somos testemunhas dos primeiros passos do Nascentes”, explica Iglecias.