“Programa Mulheres Mentoras” reúne participantes pela primeira vez

Mentoras e mentorandas trocaram experiências durante café da manhã realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista

qui, 19/04/2018 - 16h29 | Do Portal do Governo

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo de São Paulo promoveu, na manhã da última quarta-feira (18), o primeiro encontro do “Programa Mulheres Mentoras” no Palácio dos Bandeirantes.

A iniciativa tem o objetivo de aumentar as chances de mulheres interessadas no setor público a ingressarem na carreira por meio de dicas, sugestões e orientação de profissionais já experientes da gestão pública.

Profissionais da área, como Isadora Cohen, responsável pela unidade de PPP (Parceria Público-Privada) do governo paulista; Marília Bonas, diretora do Memorial da Resistência; Nalva Cruz, subsecretária da Secretaria municipal da Pessoa com Deficiência; Patrícia Iglesias, diretora do Escritório Regional Brasil do Programa Cidades da ONU, entre outras, fazem parte do time de 12 mentoras.

“Temos hoje o orgulho de lançar essa iniciativa inédita no governo do Estado de São Paulo com a certeza de que a mentoria pode ser um ponto de partida para o surgimento de novas mulheres em cargos de liderança”, afirmou Isabela Messias, assessora de Cooperação da AEAI e idealizadora do programa.

Para a chefe da AEAI, Ana Paula Fava, o programa está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pela ONU em setembro de 2015. “Como coordenadores dos ODS no Estado, o programa de mentoria cumpre uma meta importante, a meta 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres e meninas”, afirmou.

Ana Paula falou ainda sobre os desafios da mulher para ocupar cargos de chefia nos setores público e privado. “É através de ações como essa que temos a oportunidade de fazer a diferença”, completou.

Durante o café, mentoras e mentorandas se apresentaram, falaram de experiências profissionais, acadêmicas e sobre as expectativas para o programa. “Se trancarmos essa porta sairemos daqui com 150 milhões de projetos para mudar o mundo”, brincou Marília Bonas.

Louise Teixeira, uma das mentorandas, lembrou a necessidade de incluir a diversidade no programa. “Precisamos incluir mais mulheres negras”, observou. De acordo com Isabela Messias, as inscrições foram feitas online e sem foto. “A crítica é muito válida e será levada em consideração na próxima edição”, concluiu.

O programa tem duração de seis meses e mentoras e mentorandas são livres para adotar a frequência mais conveniente de encontros e os temas a serem abordados e desenvolvidos nas reuniões das duplas.

A expectativa é que a segunda edição do programa seja anunciada em julho deste ano nas redes sociais da AEAI e do governo do Estado de São Paulo.

Clique aqui para conhecer o perfil das mentoras.

Mentora                                                                                                       Mentoranda

Aline Cardoso, secretária municipal do Emprego                                        Julia Matravougyi

Helena Reis, chefe Casa Militar governo paulista                                       Julia Coury

Isadora Cohen, responsável de PPP governo do estado de SP                 Luana Dratovsky

Margarita Perez Villaseñor, cônsul-geral México                                         Danielle Montagner

Mariju Bofill, cônsul para assuntos Imprensa EUA                                      Susana Sakamoto

Marília Bonas, diretora Museu da Resistência                                            Bruna Mota

Marinalva Cruz, secretária-adjunta municipal Pessoa com Deficiência      Helenize Gaudereto

Mônica Sodré, consultora política do 3º setor                                             Louise Oliveira

Nathalie Beaudoin, vice-cônsul Canadá em SP                                          Luisa Dall’Agnese

Patrícia Iglecias, ex-secretária Meio Ambiente                                            Ayanne Santos

Rovena Negreiros, ex-diretora SEADE                                                       Rafaella Lopes

Thaís Aun, diretora interina Governo Quebec em SP                                 Ana Paula Otani