Programa Mulheres de Peito oferece exames gratuitos de mamografia

Unidades móveis contam com equipe de técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e um médico ultrassonografista

qui, 03/01/2019 - 8h14 | Do Portal do Governo

Com o objetivo detectar precocemente o câncer de mama e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, em 2013 o Governo do Estado de São Paulo criou o Programa Mulheres de Peito.

A iniciativa estimula mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia, de forma gratuita, a cada dois anos na rede pública e visa a detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Para isso, quatro carretas percorrem os municípios paulistas oferecendo exames preventivos de mamografia. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

“Eu fiz o exame de mamografia na cidade de Bastos, fui super bem atendida e com extrema agilidade”, informa Amanda Serra, de 52 anos.

Quem está fora desta faixa etária, também pode fazer a mamografia nas unidades móveis, mas é preciso do pedido do médico. Não é necessário agendamento. Os endereços estão disponíveis no site www.saude.sp.gov.br.

Além das carretas, o programa tem o telefone 0800 779 0000 para o agendamento de exames em um dos serviços com mamógrafo espalhados por todo o Estado. As pacientes podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o agendamento por telefone é importante que a mulher tenha em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

Para a Coordenadora da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, Sônia Alves, a parceria do Governo “oferece estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos, com atendimento humanizado, uma iniciativa diferenciada que fortalece a assistência oncológica.”