Programa Escola + Segura promove culminância no CMSP

Entre outros pontos, serão apresentados projetos de intervenção elaborados pela rede e mais informações sobre a terceira frente de atuação

seg, 25/10/2021 - 14h19 | Do Portal do Governo

O Escola + Segura retorna ao Centro de Mídias SP (CMSP), nesta quarta-feira (27), entre 11h e 12h, com a apresentação da Culminância. A programação vai ao ar, simultaneamente, nos canais Anos Finais, Formação de Professores (rede estadual) e Canal Professor da Rede Municipal.

Na Culminância, serão apresentados projetos de intervenção elaborados pela rede e mais informações sobre a terceira frente de atuação “Protocolo de Proteção à vida”, que contará com a participação de convidados especiais.

Além disso, o Escola + Segura vai destacar o trabalho desenvolvido neste ano, como as oito trilhas formativas promovidas: “Sistema Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil”, “Riscos e desastres no Brasil e no Estado de São Paulo”, “Percepção de risco”, “Mudanças climáticas e desastres”, “Comunidades resilientes”, “Drogas e Violência”, “Primeiros Socorros” e “Sindemia e Arboviroses”.

Estarão presentes Capitão Bruno, Sargento Daiane, Capitão Gregório e Cabo Abimael, do Corpo de Bombeiros; Eduardo de Andrade e Rogério Ribeiro, do Instituto Geológico (IG); Tenente Lourençon, da Defesa Civil; Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); Edison de Almeida, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE); Sargento André, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd); Helena Batista, do Instituto Pasteur; e Giselle Teles, formadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape).

Os convidados também vão comentar alguns projetos desenvolvidos na rede. Entre eles, o “Educação em Prevenção de Riscos e Desastres Socioambientais”, na E.E. José Florentino de Souza, em Braúna (Diretoria de Ensino Penápolis); o “Cartografia Social”, na E.E. Monsenhor Ignácio Gióia, em São Luiz do Paraitinga (DE Taubaté); e a “Eletiva #Socorrista Aprendiz”, na E.E. Professor Renato Sêneca, em Sorocaba (DE Sorocaba).

Vinculada à Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), Secretaria de Segurança Pública, Casa Militar/Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a ação é estruturada em três frentes: Educação em Redução de Riscos e Desastres (ERRD), Alerta sobre riscos de desastres e Protocolo de Proteção à vida.