Programa Escola + Segura do governo paulista ganha reconhecimento nacional

Iniciativa foi validada pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil como exemplo de Boas Práticas sob o tema Defesa Civil na Escola

qua, 06/10/2021 - 8h23 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Conteúdo sobre Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) foi transmitido pelo app Centro de Mídias da SEDUC e seus canais do YouTube

O Programa “Escola + Segura”, idealizado pelas Secretarias de Estado da Educação (SEDUC), Segurança Pública (SSP) e Casa Militar, por intermédio da Defesa Civil do Estado de São Paulo, foi reconhecido pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil como exemplo de Boas Práticas no eixo temático Defesa Civil na Escola.

Trata-se de uma série de ações integradas envolvendo diversas entidades do poder público com o objetivo de melhorar a resiliência nas comunidades escolares, veiculando conteúdos disciplinares relacionados a riscos sociais, naturais e tecnológicos, atuando na cultura de percepção de risco dos estudantes.

A iniciativa foi desenvolvida com base em princípios norteadores internacionais, definidos na Campanha Mundial Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) do Escritório das Nações Unidas para Redução do Riscos de Desastres (UNDRR).

O programa foi estruturado em três linhas de ação: o Protocolo de Proteção à Vida, os Alertas sobre riscos de desastres e a Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD).

Na ERRD foram transmitidas, pelo app Centro de Mídias da SEDUC e seus canais do YouTube, oito trilhas formativas que trataram do Sistema Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil, riscos de desastres no Brasil e no estado de São Paulo, percepção de risco, mudanças climáticas e desastres, comunidades resilientes, drogas e violência, primeiros socorros e arboviroses e sindemia.

Veja mais informações em http://www.defesacivil.sp.gov.br/programa-escola-segura-recebe-reconhecimento-nacional/#more-20112.