Programa Alfabetização Ambiental espera atingir até 50 mil alunos de SP

Ao concluírem processo de alfabetização, estudantes do 2º ano do ensino fundamental vão plantar mudas de espécies nativas de sua região

ter, 03/12/2019 - 18h13 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA
Programa Alfabetização Ambiental prevê plantio de mudas por alunos do 2º ano do ensino fundamental

Nesta terça-feira (3), o centro da capital paulista recebeu 1.400 mudas de espécies nativas, foram plantadas por crianças do 2º ano da rede pública. A iniciativa, em parceria com a subprefeitura Sé e com a sociedade civil, faz parte do programa Alfabetização Ambiental, lançado pelas secretarias estaduais de Educação e de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A meta é envolver, ao todo, cerca de 50 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública estadual, em 128 municípios e 71 Diretorias de Ensino, que ao concluírem o processo de alfabetização vão plantar uma muda nativa de sua região e escrever um novo capítulo na história de sua vida e da natureza.

“Neste ano até 50 mil crianças estarão no Estado inteiro plantando árvores., numa simbologia importante ligada à alfabetização, mas também à preservação do meio ambiente. É uma conquista para uma criança ser alfabetizada, mas também é uma conquista saber olhar para o meio ambiente com a importância que ele tem”, avaliou o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

Além de contribuir com o reflorestamento, os plantios também têm o objetivo de simbolizar a fase de alfabetização dos alunos que concluem o 2º ano do ensino fundamental.

“Realizar este projeto me deixa muito feliz porque é o primeiro passo de um grande programa para o convívio pacífico entre o ser humano e a natureza. Criar conscientização de que nós precisamos preservar o meio ambiente é fundamental. Somente através de conscientização nós vamos conseguir manter e preservar o meio ambiente e já começar com as crianças desde cedo aprendendo, além de escrever, a cuidar do meio em que vive é muito importante. É o primeiro passo de um grande legado”, afirmou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

As mudas

A ação desta terça-feira ocorreu num terreno próximo à Avenida dos Estados, uma área total de 2.500 metros quadrados batizada de Bosque do Bem-Te-Vi. As crianças escolheram entre nomes de pássaros paulistanos como sábia laranjeira, quero-quero, rolinha, beija flor tesoura, joão de barro, asa branca, pula pula e verão.

DownloadDivulgação/SIMA
Alunos da rede pública de SP plantam mudas no Bosque do Bem-Te-Vi, na região central da capital paulista

“Para as crianças, é um momento que, ao ter o contato direto com a terra, ela se vê olhando para o futuro, para a árvore que vai crescer e dar frutos. Essa lembrança ela não vai esquecer. Para nós, o evento marca uma política de incentivar a biodiversidade, das espécies da flora que vão trazer a fauna de volta a que vão fazer de São Paulo um Estado muito mais sustentável”, acrescentou subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

Fornecidas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, as mudas são predominantemente espécies frutíferas de pequeno porte dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Com apoio técnico do Instituto Botânico, da Fundação Florestal e do Projeto Nascentes, os alunos plantam árvores de diversas espécies, nos biomas corretos e aprendem mais sobre a função daquela árvore.

“É o segundo bosque de conversação urbana que plantamos aqui no Centro. O primeiro foi com a equipe da subprefeitura da Sé, mas este é muito especial. Nós tivemos hoje a participação 1.200 técnicos altamente capacitados e especializados, todos alunos da rede estadual aqui da região central. Nos teremos um novo espaço e essas crianças a consciência de fazer parte deste processo e levar isso para a casa e para a vida”, disse o subprefeito Roberto Arantes.

Mais plantios

Desde o início de novembro, o programa já realizou o plantio de mais de 3,6 mil mudas em 18 municípios como Araraquara, Ibitinga, Itaberá e São Carlos.

Para esta semana de lançamento, estão programados plantios de mais 6,5 mil mudas em 35 municípios como Amparo, Cubatão, Diadema, Franca, José Bonifácio e São José dos Campos, Serra Negra.

Durante a primeira quinzena de dezembro, outras diretorias de ensino do Estado também irão realizar plantio nas escolas, em suas comunidades e até em terrários para marcar o ciclo de alfabetização dos alunos do 2º ano.