Professor da Etec de Batatais ensina conserto de respirador mecânico na internet

Com apoio de voluntários, docente mostra como fazer reparo em equipamento respiratório e produz máscaras de proteção

qui, 23/04/2020 - 11h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPS
Voluntários confeccionam máscaras e toucas descartáveis para proteção de profissionais em hospitais e da população nas ruas

Compartilhar conhecimento foi uma das formas que o professor Luciano Patrocínio, da Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio de Pádua Cardoso, em Batatais, encontrou para ajudar no combate ao novo coronavírus. Por meio de um tutorial, disponível na internet, o docente mostra como fazer a manutenção de respiradores mecânicos, essenciais no tratamento dos pacientes com insuficiência respiratória.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Com materiais e ferramentas de baixo custo, Luciano Patrocínio ensina a consertar algumas peças do circuito respiratório mecânico, como a válvula expiratória e o conector para traqueia. “Sempre procurei participar de campanhas solidárias porque me realizo quando posso colocar o meu conhecimento a serviço da comunidade. O desafio, desta vez, é maior. Mas, com apoio da população, empresários e entidades, vamos superar”, avalia o professor, que também é coordenador do curso técnico de Mecânica.

O educador da Etec de Batatais é uma das pessoas que movimenta a corrente do bem na região de Ribeirão Preto. Fundador da ONG #Ajudar Sempre, Luciano Patrocínio utiliza as redes sociais da entidade e arrecada matéria-prima para a produção de equipamentos de proteção.

Para executar uma série de ações que buscam combater a COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), o docente conta com a ajuda dos professores Daniel Ferrari, Miguel Montera e Rafael Oliveira, também do curso de Mecânica, além de Marco Aurélio Barbosa, do curso técnico de Marketing.

Produção

A equipe trabalha desde o início da pandemia na produção de protetores faciais feitos em impressoras 3D, na manutenção de respiradores mecânicos e na confecção de toucas e máscaras descartáveis.

Quinhentos protetores faciais de acetato foram entregues para a secretaria municipal de Saúde e para a Santa Casa do município. Outras 500 unidades estão em produção e serão doadas às instituições de saúde de cidades da região de Ribeirão Preto. Luciano Patrocínio conseguiu também o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), que doou os suportes para 3 mil protetores faciais.

Em parceria com costureiros, foram confeccionadas 1,3 mil toucas descartáveis para uso hospitalar e 1,2 mil máscaras descartáveis, que estão sendo entregues a trabalhadores em serviços essenciais, como comércio, bancos e lotéricas. A turma de voluntários já começou um novo lote de 4,5 mil máscaras de TNT. Com essa estrutura de produção montada e à disposição dos parceiros, o professor já pensa em ajudar mais cidades da região.