Prodesp e Embratel firmam parceria para oferecer internet via satélite no Litoral Norte

Iniciativa assegura conectividade para atendimentos no Poupatempo Móvel em São Sebastião

sex, 03/03/2023 - 14h28 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
A iniciativa garante conectividade para os atendimentos à população atingida pelas chuvas

A Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que operacionaliza o Poupatempo, e a Embratel firmaram uma parceria que assegura sinal de internet via satélite no Litoral Norte. A iniciativa garante conectividade para os atendimentos de novas vias de RG e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) emitidas gratuitamente à população atingida pelas chuvas extremas em São Sebastião durante o carnaval. 

“O trabalho do Poupatempo Móvel em São Sebastião foi uma preocupação imediata do governador Tarcísio de Freitas para garantir cidadania à população e rápido acesso a cadastros em programas sociais. Em sete dias, a carreta já concluiu 1.090 atendimentos de RG e CNH, tanto em mesa como em totens de autoatendimento. Até o momento, já foram 2,6 mil atendimentos nas cidades afetadas pela catástrofe”, disse Gileno Gurjão Barreto, presidente da Prodesp. 

A Embratel é um dos principais fornecedores de serviços de TI e Telecom do Brasil. A iniciativa também conta com participação da operadora Claro e assegura o funcionamento de duas antenas de conectividade via satélite na cidade mais afetada pela catástrofe.  

Uma antena está no Instituto Verdescola e outra funciona na carreta do Poupatempo Móvel, que está estacionada próximo à sede da entidade. A Embratel também disponibilizou notebooks e impressoras para os atendimentos que garantem novos documentos à população. 

“A Embratel está disponibilizando 50 Mbps de internet via satélite para a assistência social das pessoas atingidas pelos temporais”, afirmou Maria Teresa Lima, diretora-executiva da Embratel para Governo. 

A infraestrutura também dá suporte aos serviços da Claro na região, possibilitando que a população possa se conectar às redes móveis de internet e telefonia. A Embratel ainda recebe doações na cidade de Santos para auxílio a desabrigados e desalojados pelo desastre.