Prodesp anuncia medidas de prevenção contra o coronavírus

Postos do Poupatempo reforçam cuidados de higiene; população tem à disposição mais de 50 serviços digitais, sem precisar sair de casa

dom, 15/03/2020 - 13h52 | Do Portal do Governo

A Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o programa Poupatempo em todo o Estado – trabalha desde o início do anúncio da pandemia do coronavírus para informar e orientar a população e os seus colaboradores sobre as medidas preventivas de combate à doença.

Desde o ano passado, a nova diretoria assumiu o compromisso e ampliou a oferta de serviços digitais, de sete para mais de 50, permitindo mais agilidade e comodidade aos cidadãos. Os serviços estão disponíveis no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e podem ser solicitados sem sair de casa, totalmente online, pelo computador, celular e totens de autoatendimento.

Atualmente, os 10 serviços mais solicitados pela população representam 49% do total oferecido pelos postos do Poupatempo. Desses, sete (27%) podem ser feitos de forma remota, sem necessidade de comparecimento às unidades, como licenciamento de veículos, seguro desemprego, acesso à internet, consulta de débito de veículos, carteira de trabalho, segunda via da CNH e segunda via de contas.

Os únicos documentos dos mais demandados que precisam ser feitos de forma presencial são a segunda via de RG, renovação de CNH e a primeira via de RG para menor.

Como os atendimentos nos postos em alguns casos são obrigatórios, o cidadão pode avaliar se é necessário fazer nesse momento ou aguardar. Quem for renovar a Carteira de identidade, pode postergar o serviço, já que por lei o documento não tem validade, exceto para viagens para países do Mercosul, no caso de não utilização do passaporte. Já a Carteira Nacional de Habilitação, de acordo com regulamentação federal, pode ser usada 30 dias após vencimento.

A Prodesp reforçou junto aos postos de atendimento as orientações sobre a limpeza das instalações e determinou a adoção de medidas de prevenção como os cuidados básicos de higienização das mãos e a disponibilização de álcool gel em todas as unidades, tanto para os cidadãos quanto para os funcionários.

Também foram colocados cartazes informativos em todos os postos do Poupatempo com o guia de prevenção e proteção da doença elaborado pelo Governo de São Paulo.

A Companhia ressalta ainda a importância de buscar sempre informações de fontes confiáveis, como o hotsite sobre a doença mantido pelo Governo do Estado de São Paulo (http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/).