Procon-SP cancela Congresso Internacional de Defesa do Consumidor

Como medida preventiva, instituição cancela evento internacional com mais de 3 mil participantes em razão do coronavírus

sex, 13/03/2020 - 20h36 | Do Portal do Governo

O @proconsp, vinculado à Secretária da Justiça e Cidadania, decidiu, como medida preventiva, cancelar o 2º Congresso Internacional de Defesa do Consumidor que ocorreria na próxima segunda-feira no Memorial da América Latina (16) em razão da pandemia de coronavírus.

A suspensão do evento decorre da preocupação com a saúde e segurança dos participantes e também da concentração dos esforços do @proconsp em atender e orientar os consumidores a respeito dos problemas relacionadas ao coronavírus (cancelamentos de viagens e eventos, denúncia de abusividade de preços, ausência de produtos, entre outros).

Até o momento já foram registrados 1.150 atendimentos sendo 900 reclamações e 250 consultas. As reclamações estão sendo encaminhadas às empresas, que deverão apresentar com agilidade soluções viáveis e satisfatórias a cada caso específico.

A decisão está de acordo com as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Ministério da Saúde, do governo do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional do Ministério Público.

Com abertura do governador do Estado de São Paulo e do procurador-geral da República, o evento contaria com a participação de membros do MERCOSUL, União Europeia e OEA (Organização dos Estados Americanos), além de autoridades dos governos federal e do Estado de São Paulo, como o Ministro da Justiça Sérgio Moro, o secretário de Justiça de São Paulo Paulo Dimas Mascaretti e o secretário da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo Cid Torquato.