Procon-SP: 43 anos de atuação pela defesa do consumidor

Fundação tornou-se referência nacional na promoção do equilíbrio nas relações entre cliente e empresa

dom, 12/05/2019 - 17h21 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, completa 43 anos em maio deste ano. Referência nacional na defesa do consumidor, a instituição busca o equilíbrio das relações de consumo entre o cliente e a empresa prestadora de serviços. Somente no ano passado, foram realizados 473.031 atendimentos.

“O Procon não deseja sair punindo ninguém, mas apenas que não haja violações ao Código de Defesa do Consumidor”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez. Ainda de acordo com ele, o desafio é a desburocratização.

Hoje, operadoras de telefonia, bancos, planos de saúde e comércio eletrônico respondem juntos por 98% das queixas. Por essa razão, o Procon-SP está fazendo com que as empresas acessem o aplicativo da fundação e resolvam, no mínimo, 85% das reclamações. Quem atingir esse índice receberá um selo de qualidade do Procon.

O personal trainner Silas Luciano de Souza é um dos clientes de uma operadora de telefonia que só teve seu problema resolvido depois de acionar o Procon. “Meu chip queimou e eu fiquei sem os serviços. Resolvi cancelar e mesmo assim a operadora ficou me mandando faturas”, lembra o consumidor. “Tentei resolver com a operadora e não tive sucesso. Por isso, recorri ao Procon. Fui bem atendido e o problema também foi resolvido. Ainda bem”, comemora.