Pró-Sangue promove Semana Nacional do Doador de Sangue

Ação acontece para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, e reforçar estoque de sangue

qui, 17/11/2022 - 14h02 | Do Portal do Governo

Novembro é uma época muito especial para a doação de sangue no Brasil. No dia 25 se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para prestar uma homenagem a essas pessoas tão especiais, a Pró-Sangue promove a Semana Nacional do Doador de Sangue.

Além de prestigiar os doadores, a iniciativa busca estimular a doação de sangue e aumentar o volume do estoque de sangue, para que não falte esse fundamental hemocomponente nos mais de 80 hospitais abastecidos pela instituição.

Nesse ano, a Semana do Doador da Pró-Sangue acontece entre os dias 21 e 26 de novembro e segue com a tradição de presentear o público com apresentações musicais e artísticas no posto Clínicas, bem como com diversas surpresas em todas as unidades de coleta da instituição.

A edição de 2022 traz algumas novidades. Pela primeira vez, o evento vai contar com um embaixador oficial, protagonizado pelo consagradíssimo  ex-futebolista Zé Maria, que fará um link da doação de sangue com os jogos de futebol.

Aliado a isso, a locomoção dos candidatos recebe o apoio da empresa de aplicativo de transporte 99, por meio da distribuição de 6 mil vouchers de até R$ 30 para as viagens até um dos 6 postos de coleta da instituição, com validade entre os dias 21 e 30 deste mês. Para saber mais sobre as regras dessa facilidade, consulte o site da Pró-Sangue.

Empresas como Dona Deôla, Brownie do LuizBalões São RoqueCopagBombrilHello KittyDNA BrowniesGiuliana FloresARTESPAmperLetraria CulturalLeitura na Grama e Klasmé já confirmaram presença. Em breve apresentaremos mais novidades do evento, que podem ser acompanhadas pelas redes sociais e site da Fundação.

Reserve já sua vaga pelo agendamento online da Pró-Sangue e participe dessa grande festa!

Serviço – Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta. Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença (ainda pelo site da Pró-Sangue é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção).

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Nesse sentido, confira antes os pré-requisitos básicos solicitados para o procedimento e o horário de atendimento dos postos. Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800). No mais, o uso de máscara continua sendo obrigatório para acesso aos postos de coleta.