Pró-Sangue: estoque do tipo O é insuficiente para abastecimento dos hospitais

Fundação possui apenas 30% do estoque e precisa urgentemente de doações para reverter situação crítica das reservas

ter, 10/11/2020 - 18h04 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, precisa urgentemente de doadores. Atualmente, o estoque opera com apenas 30% das bolsas necessárias para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana do Estado.

Por conta da pandemia do Covid-19, a doação de sangue registrou forte queda nesse ano, impactando no nível das reservas. A Pró-Sangue faz um apelo para que a população venha doar nesta semana. Os sangues do tipo O+, O-, B+, B- e A- estão em estado de emergência, garantindo o abastecimento para menos de um dia.

Com a retomada das cirurgias eletivas, a demanda de sangue aumentou muito. Mesmo com ampla divulgação na semana anterior, a coleta registrou baixo número de doações. A instituição não está conseguindo tirar o estoque do nível de criticidade, situação que se arrasta há algumas semanas.

Ainda há muitas vagas em aberto no sistema de agendamento da Fundação, que pode ser acessado em prosangue.hubglobe.com.

A doação de sangue continua sendo segura e medidas cautelares estão sendo adotadas nos postos de coleta, de modo a preservar os candidatos e os colaboradores.