Pró-Sangue: estacionamento para doador do Clínicas ficou mais simples

Aqueles que forem doar na unidade poderão deixar seu veículo no bolsão do estacionamento dentro do Complexo do Hospital das Clínicas (HC)

ter, 04/12/2018 - 17h29 | Do Portal do Governo

Ficou bem mais simples para quem vai doar sangue estacionar no posto Clínicas. Para dar mais comodidade, a Pró-Sangue está implementando uma nova logística de estacionamento.

Aqueles que forem doar na unidade poderão deixar seu veículo no bolsão do estacionamento dentro do Complexo do Hospital das Clínicas (HC). A área fica bem perto da entrada térrea do Prédio dos Ambulatórios (PAMB), por onde os voluntários acessam o posto de coleta. Para quem sai do bolsão, basta atravessar a rua.

Para chegar ao local, é necessário entrar pela Portaria 1 – Inrad, que fica na Av. Dr. Eneas Carvalho de Aguiar.

Como doar

O doador voluntário de sangue deve estar em boas condições de saúde, ir alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos de idade (os menores de idade precisam consultar o site da Fundação Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original, com foto recente, que permita a identificação.

De acordo com as recomendações, é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação (no caso de bebidas alcoólicas, doze horas antes). Os cidadãos que apresentarem gripe ou resfriado não devem doar temporariamente. Mesmo que tenham se recuperado, precisam aguardar uma semana para que estejam novamente aptos.

Outros impedimentos podem ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Contudo, os interessados podem acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação. A fundação alerta que o tempo de espera no atendimento é menor de segunda a sexta-feira.

Localização

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar (a 200 metros da estação Clínicas, do Metrô). De segunda a sexta-feira, a unidade atende entre 7h e 18h. Aos sábados e feriados, o funcionamento é de 8h às 17h.

Vale destacar que o atendimento está limitado a 500 candidatos nos sábados. O cadastro é encerrado quando chega a esse número. Gratuito para doadores, o estacionamento fica no bolsão de carros, em frente ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do Hospital das Clínicas.

A entrada é pela Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1. Os interessados também podem obter mais informações pelo Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.