Pró-Sangue convida população a doar sangue antes do carnaval

Fundação precisa garantir o abastecimento mais de 80 instituições de saúde da rede metropolitana de São Paulo

qui, 09/02/2023 - 16h13 | Do Portal do Governo

A Pró-Sangue está em ritmo de solidariedade. A Fundação já deu início à sua campanha de pré-Carnaval, fazendo um convite para que as pessoas venham doar sangue antes de cair na folia.

Tradicionalmente, o Carnaval é um período que afasta inúmeros doadores dos hemocentros. Muitos aproveitam o feriado para viajar ou curtir os festejos nas ruas ou salões. Com isso, há o registro de acentuada queda na coleta de sangue. Por outro lado, a demanda de hemocomponentes aumenta por parte dos hospitais, em razão do maior número de acidentes nas estradas.

Mas a doação não pode parar. Afinal, a Pró-Sangue precisa garantir o abastecimento mais de 80 instituições de saúde da rede metropolitana de São Paulo. Além disso, os sangues O- e B- estão em estado de emergência (suficiente para menos de um dia), ao passo que os tipos O+ e AB- estão em alerta.

Esse é o momento ideal para doar. Há muitas vagas livres no sistema de agendamento online da Pró-Sangue, que pode ser acessado pelo site www.prosangue.sp.gov.br.

Agende já sua doação. Vista sua máscara e salve vidas com esse simples gesto solidário.

Para quem preferir doar durante o feriado, veja a seguir como fica o funcionamento das unidades de coleta da Pró-Sangue.

Dia 18/02 (sábado) – Sábado de Carnaval 

Posto Clínicas – das 08 às 16h00

Posto Osasco – das 08 às 16h00

Dia 20/02 (segunda-feira) 

Posto Clínicas – das 08 às 16h00

Posto Dante Pazzanese – fechado

Posto Mandaqui – das 08 às 16h00

Posto Osasco – das 08 às 16h00

Posto Barueri – fechado

Posto Stella Maris – das 08 às 16h00

Dia 21/02 (terça-feira) – Carnaval 

Posto Clínicas – das 08 às 16h00

Posto Dante Pazzanese – fechado

Posto Mandaqui – fechado

Posto Osasco – das 08 às 16h00

Posto Barueri – fechado

Posto Stella Maris – fechado

Dia 22/02 (quarta-feira) – Quarta-feira de Cinzas 

Posto Clínicas – das 08 às 17h30

Posto Dante Pazzanese – fechado

Posto Mandaqui – das 12 às 16h30

Posto Osasco – das 12 às 16h30

Posto Barueri – das 08 às 16h00

Posto Stella Maris – das 08 às 16h00

Serviço – Além de fazer seu agendamento online pelo site da Pró-Sangue, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus está incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, é sempre bom consultar os pré-requisitos básicos à doação, para que não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. Não deixe de conferir também o horário de atendimento dos postos. Todas estas informações encontram-se disponíveis no site da Fundação (www.prosangue.sp.gov.br). Para demais dúvidas, ligue para o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).