Prevenção: protetor solar deve ser usado diariamente

Mesmo em dias nublados ou de frio, uso do produto é essencial para evitar danos e garantir os cuidados básicos com a saúde da pele

seg, 15/04/2019 - 10h47 | Do Portal do Governo

Faça chuva ou faça sol, o uso do protetor solar é essencial para os cuidados com a saúde da pele. Muitas pessoas esquecem que é preciso passá-lo todos os dias, independente do clima que está fazendo, inclusive em dias nublados ou de frio.

Mesmo quem trabalha ou passa o dia em ambientes fechados deve usar o protetor solar, pois tanto o mormaço como luzes artificiais, como lâmpadas e computadores, emitem radiações que podem causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

O uso do protetor solar deve ser uma rotina desde a infância, já que a radiação solar pode causar danos à pele e incômodas queimaduras. “No começo eu só passava protetor no meu filho quando fazíamos alguma viagem à praia. Mas a médica me alertou que é importante passar todos os dias, e assim também ensino ele sobre a importância”, explica a nutricionista Ludmilla Guimarães.

Para quem trabalha na rua, o filtro solar deve fazer parte da rotina básica, como passar desodorante após o banho ou escovar os dentes após comer. “Eu sempre achava que era bobagem passar protetor solar, bastava não ficar exposto ao sol nos horários de maior incidência dos raios, até que minha filha teve um problema de pele causado pela exposição ao sol. Agora, também me cuido”, conta o técnico de telefonia Vanderlei Martins.

O dermatologista Domingos Jordão Neto conta que a principal causa do câncer de pele é a radiação solar. “Existem radiações ultravioleta A, B e outras que causam danos na pele, diminuição da imunidade na pele, causando o grande risco do câncer de pele”, afirma.

Além do protetor, quem tiver opção deve evitar a exposição ao sol no período das 10h às 16h. “As queimaduras, além de aumentar o risco de câncer de pele, provocam rugas, flacidez, envelhecimento precoce e outras doenças”, explica o dermatologista Caio Lamonier de Abreu Camargo.

Confira alguns motivos para entender a importância do uso diário do protetor solar:

– Previne o envelhecimento

Caso você não proteja sua pele, ela poderá sofrer com a ação dos raios solares que vão danificar as fibras de colágeno, provocando manchas e aparência de ser mais velha do que é.

– Previne doenças

A exposição solar é uma grande colaboradora para o câncer de pele, por isso não podemos abrir mão do protetor solar, pois ele protege sua pele e é fundamental na saúde de quem é predisposto a ter essa doença.

– Mantém a pele sem manchas

As manchas podem aparecer por causa do sol, por isso é extremamente importante usar protetor solar todos os dias desde criança.

– É para usar em casa

É importante passar protetor solar para ficar dentro de casa, afinal mesmo longe do sol, em casa também estamos expostos a luzes que podem transmitir radiação.

– Tem para todos os gostos

Não adianta arrumar desculpa para não passar protetor. Hoje no mercado existem várias opções e marcas de protetor que variam desde a textura até o perfume. Então é só escolher o que te agrada e usar sempre.