Presos no semiaberto reformam escolas em nova etapa do Via Rápida

Atividades fazem parte de cursos de qualificação profissional no setor de construção civil para reeducandos do sistema prisional

seg, 17/07/2017 - 13h42 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (17), o governador Geraldo Alckmin esteve em São José do Rio Preto para acompanhar o início dos trabalhos de pintura da Escola Estadual Oscar Salgado Bueno. A obra  será executada por presos que cumprem regime semiaberto no sistema prisional do Estado.

“Quero aqui destacar o bom exemplo dessa escola com o trabalho dos reeducandos, dos presos. Nós temos hoje 294 escolas, hospitais e equipamentos públicos sendo recuperados, pintados, restaurados sem o governo gastar nada, com os presos. Eles fazem o curso, aprendem uma profissão e a cada três dias de trabalho reduzem um dia de pena. O trabalho a gente viu, eles fazem com capricho. A gente usa pouco recurso público e cumpre a tarefa de reeducação, e a melhor maneira é através do trabalho”, disse Alckmin.

A ação representa o início de mais uma etapa do Programa Via Rápida Expresso, desenvolvido em parceria pelas secretarias de Estado da Educação; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Administração Penitenciária.

O programa oferece cursos de qualificação profissional, de curta duração, compostos por aulas teóricas e práticas, para presos do sistema prisional e internos em regime de semiliberdade da Fundação Casa. As atividades práticas acontecem em escolas e prédios públicos, durante o período de férias escolares.

Até o final de julho, 67 unidades escolares de 40 municípios paulistas serão beneficiadas. Concluída mais essa etapa e incluindo o total de formados no início do ano, o programa deverá qualificar 2.720 presos no total e abranger 115 escolas, até o final do mês. Iniciado em 2016, o Via Rápida Expresso completou o ano passado com a profissionalização de 1.550 presos e 115 escolas beneficiadas.

Via Rápida
O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, de cursos de curta duração dirigidos a trabalhadores desempregados, presos de regime semiaberto e internos em regime de semiliberdade da Fundação Casa.

Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápida Expresso e outras 10 mil  para o Via Rápida Econômico. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado, por meio das 28 unidades móveis e classes descentralizadas.