José Goldemberg recebe título de professor emérito da USP

Presidente da Fapesp e defensor das energias renováveis, cientista é considerado um dos maiores especialistas do tema no mundo

ter, 14/02/2017 - 19h09 | Do Portal do Governo

Em reconhecimento à dedicação que sempre ofereceu ao universo acadêmico, o físico José Goldemberg, presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), recebeu o título de professor emérito da USP (Universidade de São Paulo) durante evento solene realizado nas dependências do Palácio dos Bandeirantes.

“É uma honra participar desta cerimônia, uma homenagem justa”, disse o governador Geraldo Alckmin. “É uma das maiores do meio acadêmico dedicada a um dos grandes cientistas brasileiros”, concluiu.

Físico, cientista, professor universitário e ex-secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg é detentor de outros dois títulos de professor emérito da USP: um concedido pelo Instituto de Física e outro pelo Instituto de Energia e Ambiente. Desta vez, foi prestigiado em nome de toda a Universidade.

Desde 2015, o professor assumiu a presidência da Fapesp e, entre outras conquistas, a instituição expandiu acordos com pequenas empresas ligadas ao setor de tecnologia. Somente no ano passado, foram apoiados 200 projetos. Além disso, foram intensificados os acordos com grandes companhias para o fomento de novas pesquisas.