Prédio da Secretaria de Esporte promove viagem ao passado

Visitas guiadas são totalmente gratuitas e podem ser agendadas por e-mail; há horários especiais para escolas e universidades

dom, 18/02/2018 - 16h20 | Do Portal do Governo

“A arquitetura deste lugar me chamou muito a atenção. A combinação de elementos de um tempo arquitetônico e de outro fez com que tudo se harmonizasse e ficasse muito belo”. Essa foi a definição da aluna da Escola Técnica Estadual, Maria Eduarda Raposo, de 16 anos, depois da visita monitorada no prédio histórico que abriga a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

A construção localizada no coração de São Paulo, bem próximo à Bolsa de Valores de São Paulo, oferece ao visitante uma verdadeira viagem no tempo. Erguido na década de 1930 para abrigar o extinto Banco de São Paulo, o empreendimento preserva características arquitetônicas e detalhadas da época, sendo considerado um importante exemplar Art Déco.

“Vindo até aqui, eles conseguem vivenciar todo este processo histórico. Como foi construído, qual o papel da arquitetura, da arte… Você sai daquele ambiente do livro, aquela coisa fechada e mecânica”, explica Carlos Etério, professor de História da Etec Jorge Street, que visitou as dependências do prédio junto com seus alunos.

Não faltam elementos que aguçam a curiosidade. Os cofres, por exemplo, foram feitos pela empresa alemã Panzer, fabricante de tanques durante a Segunda Guerra Mundial.

“A antiga agência é revestida de granito, de mármore carrara, de peças de alabastros e ainda tem muitas pastilhas colocadas uma a uma. Você tem ousadias de detalhes e requintes em cada pedaço onde você olha”, explicou a historiadora Ivone Faddul Alves, responsável pela visita monitorada nas dependências do prédio histórico.

O projeto de visitação e exposição do antigo Banco de São Paulo é uma realização da SELJ, com entrada gratuita a todos os visitantes.

Sobre a construção

Projetado em 1935 pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho e inaugurado em 1938, o edifício, tombado pelo Condephaat, mantém detalhes da época, como os cofres particulares preservados, pisos, revestimentos e elevadores.

SERVIÇO

Visitação e exposição do antigo Banco de São Paulo
Segunda a quinta-feira, das 10h às 11h e das 13h às 14h
Praça Antônio Prado, nº 9, Centro, São Paulo-SP
Ivone Alves – ifalves@sp.gov.br
Telefone: (11) 3241-5822 (ramal 1200)
Escolas e universidades: segunda a quinta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 15 horas (agendamento por e-mail)
Obs.: As visitas à antiga agência, aos elevadores, à sala de reuniões do presidente e ao mirante do sexto andar serão realizadas sempre de segunda a quinta-feira, com horários especiais para escolas e universidades.