Pratos e produtos de sete regiões já estão na final do Feito em SP

Competição integra o SP Gastronomia, maior programa de eventos gastronômicos do Brasil que vai até dia 31 e tem eventos em todo o Estado

qui, 10/10/2019 - 16h40 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Evento de lançamento do SP Gastronomia, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo

A primeira semana de disputas do Feito em SP, competição que faz parte do SP Gastronomia, já escolheu pratos e produtos vencedores de cidades de sete regiões do Estado. O SP Gastronomia, que começou dia 1º e vai até dia 31, é o maior programa de eventos gastronômicos do Brasil. Além da competição, o evento conta com cursos, feiras e cardápios especiais em centenas de restaurantes.

O Feito em SP é uma iniciativa do Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com outras três secretarias (Turismo, Agricultura e Abastecimento, e Desenvolvimento Regional). A competição foi criada para celebrar a identidade, a potência e a diversidade da culinária do Estado com eventos que envolvem produtores, chefs e restaurantes paulistas.

Os vencedores e produtos selecionados em cada etapa representam a respectiva região na grande final, que vai ocorrer entre os dias 24 a 27, no Memorial da América Latina, na capital.

As próximas etapas serão:
– Marília (10)
– Bauru (11)
– Sorocaba (12)
– Campinas (13)
– Taubaté (15)
– Santos (16)
– Registro (17)
– São Bernardo (18)
– São Paulo (24 a 27)

Abaixo, veja quais foram os pratos e produtos selecionados nas etapas realizadas até quarta-feira (9):

Em São Carlos
A cidade foi palco da primeira etapa, realizada na quarta-feira (2). Os pratos vencedores foram o Bolinho de Bacalhau e o Hambúrguer Bucólico, ambos de São Carlos. Os dois produtos escolhidos foram o Joelho de Porco Defumado, de Ibaté, e a Manteiga Caseirinho, de São Carlos.

Em Ribeirão Preto
A etapa foi na quinta-feira (3). O Escondidinho de Costela, de Bonfim Paulista, e a Linguiça Árabe com Queijo, de Dumont, serão os pratos representantes da região de Ribeirão Preto na final. A Geleia do Cidoca e o Tronquinho (doce de leite com chocolate e coco), ambos de Santo Antônio da Alegria, foram os produtos escolhidos.

Em Franca
A disputa foi realizada na sexta-feira (4). A Cremosinha (coxinha sem massa) e o hambúrguer Holandês Voador foram os pratos escolhidos pelo júri. O Café Aleluia e o Brigadeiro de Pamonha foram os produtos que vão representar a região de Franca na grande final, nos dias 24 a 27 de outubro, levando o melhor do turismo gastronômico paulista para o Memorial da América Latina.

Em Barretos
A competição ocorreu no sábado (5). Os jurados escolheram a Queima do Alho do Barretos Country, de Barretos, e a Linguiça Cuiabana com Pupunha Grelhada, de Olímpia. Os produtos vencedores foram Pão de Queijo da Donna e o Nhoque de Doce de Coco, ambos de Barretos.

Em Rio Preto
A etapa ocorreu domingo (6). A Esfiha de Costela Bonani, de Novo Horizonte, e o Joanim e Mercedes (Bombocado com Goiabada e Sorvete), de Uchôa, foram os pratos vencedores. O Bolo de Pamonha com Doce de Leite, de Votuporanga, e a Pururuca de Tilápia, de Santa Fé do Sul, foram os produtos selecionados.

Em Araçatuba
A etapa foi realizada na terça-feira (8). Os pratos Delação Premiada e a Mini-Abóbora com Queijo Vegano vão representar Araçatuba na final. Os produtos vencedores são o Quiabo em Conserva, de Piacatu, e a Mandioca Amarela Orgânica, de Coroados.

Em Presidente Prudente
A etapa foi realizada na quarta-feira (9). Na categoria restaurante, venceram a Coxinha de Frango com Catupiry, da Dona Zenaide (Dracena) e o Frango Caipira Aromatizado com Pequi, do Hotel Fazenda Cliv Sol (Iêpe). Entre os produtores, foram selecionados Caracol de Batata Doce, do Recanto da Estância ‘F’, de Regente Feijó, e Chips de Batata Doce com brigadeiro, Da Magrela, de Presidente Prudente.