PPP do VLT da Baixada Santista ganha prêmio internacional

Evento aconteceu no Canadá; projeto premiado já transportou cerca de 2 milhões de passageiros desde junho de 2016

sex, 19/05/2017 - 17h01 | Do Portal do Governo
DownloadAlexandre Carvalho / A2 img
O VLT é um transporte seguro, não poluente, rápido e totalmente integrado com o meio urbano

Reconhecimento ao trabalho bem feito entre governo e iniciativa privada. Assim pode ser definida a Parceria Público-Privada (PPP) do VLT da Baixada Santista, que recebeu o UITP Awards 2017 – prêmio da União Internacional de Transporte Público – na categoria Modelos de Negócio e de Financiamento Inovadores.

A premiação, realizada no Canadá, ocorreu em um evento em que as parcerias público-privadas ganharam bastante destaque como modelo financeiro de grande potencial para impulsionar investimentos em infraestrutura de transporte público ao redor do mundo.

Na apresentação enviada à UITP pela Addax Assessoria Econômica e Financeira, em conjunto com a EMTU, foi destacado que “um dos aspectos inovadores da modelagem financeira é a possibilidade de um único parceiro privado operar os dois modais (VLT e ônibus) ao longo de uma região onde, até então, apenas um dos sistemas operava”.

Outro aspecto positivo é o modelo de financiamento e compartilhamento de riscos desenvolvido a partir da legislação federal de PPP aprovada em 2004 (Lei 11.079).

O Veículo Leve Sobre Trilhos que liga Santos a São Vicente no âmbito do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) transportou cerca de 2 milhões de passageiros desde junho de 2016, quando o Consórcio BR Mobilidade assumiu a operação sob gerenciamento da EMTU.