Poupatempo: último mutirão de renovação de CNH de abril tem mais de 11 mil vagas

Agendamento gratuito e obrigatório para atendimento presencial será liberado nesta quarta-feira (26)

qua, 26/04/2023 - 7h02 | Do Portal do Governo

O Poupatempo oferece mais de 11 mil vagas para o mutirão de renovação de CNH que acontece neste sábado (29), o último do mês de abril. Realizada em parceria com o Detran-SP, o mutirão é especialmente voltado para atender motoristas que precisam regularizar a situação do documento até o final deste mês.

Nas ações promovidas nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, 65,8 mil atendimentos foram realizados em todo o estado.

Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme consta em cada documento. Assim, quem tem a habilitação válida até abril deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento. A renovação também pode ser feita nos 30 dias que antecedem a validade impressa no documento.

Além disso, as CNHs vencidas em agostos de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também precisam atualizar o documento até 30 de abril. O prazo máximo para regularização das habilitações vencidas entre junho e dezembro de 2022 vai até 31 de agosto deste ano, conforme o cronograma abaixo:

Mês/Ano de Vencimento   Prazo Máximo  
Agosto/2022 Abril/2023 Abril/2023
Setembro/2022 Maio/2023 Maio/2023
Outubro/2022 Junho/2023 Junho/2023
Novembro/2022 Julho/2023 Julho/2023
Dezembro/2022 Agosto/2023 Agosto/2023

 Agendamento para o mutirão   

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e está disponível a partir desta quarta-feira (26), de forma gratuita, nos canais eletrônicos oficiais do programa: portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Em 2022, o Poupatempo registrou 2,7 milhões de atendimentos para renovação de CNH, dos quais mais de 1 milhão de forma online.

Renovação da CNH 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo.