Poupatempo São Bernardo abre farmácia de remédios de alto custo

Projeto piloto visa garantir rapidez aos pacientes e descentralizar distribuição de medicamentos na região do ABC

ter, 21/05/2019 - 12h20 | Do Portal do Governo

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura de São Bernardo do Campo, o Poupatempo abre ao público, nesta terça-feira (21), um novo espaço dedicado à distribuição de medicamentos especializados.

O projeto piloto da Farmácia de Medicamentos Especializados no Poupatempo São Bernardo faz parte do plano do Governo do Estado para descentralizar a distribuição desse tipo de remédio na região do ABC, atualmente realizada no Hospital Mario Covas, em Santo André.

“Há mais de 20 anos o programa Poupatempo é reconhecido pela qualidade no atendimento voltado à emissão de documentos e será a primeira experiência em outra área”, explica o Superintendente da Prodesp, Ernesto Mascelani Neto. “A inovação na área de saúde irá beneficiar de 600 a 700 cidadãos por dia, num total de 12 a 15 mil por mês”, afirma. O número representa cerca de 35% do público da região do ABC atendida atualmente na farmácia do Hospital Mario Covas.

Operação

O controle das operações da farmácia continuará a ser de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, mas a operacionalização ficará a cargo da Prefeitura, para facilitar a distribuição e o acesso dos usuários ao serviço.

O fornecimento de medicamentos está vinculado ao cumprimento de critérios dos protocolos clínicos de cada doença, definidos pelo Ministério da Saúde. Para ter acesso é necessário apresentar documentos e exames específicos para cada situação. A cada 90 dias o usuário deve renovar a solicitação.

O Poupatempo São Bernardo do Campo é a 2ª maior unidade do programa de serviços públicos, atrás apenas de Itaquera, com 6,3 mil atendimentos por dia e 143,4 mil por mês. Este ano, de janeiro a abril, o posto atendeu 573,6 mil cidadãos. Desde a inauguração, em junho de 2001, foram mais de 52,1 milhões de atendimentos. Na última pesquisa de satisfação dos usuários, a unidade obteve 100% de avaliação positiva (ótimo e bom).

O Poupatempo São Bernardo funciona na Rua Nicolau Filizola, 100, no Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h.

Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.