Poupatempo realizou mais de 3 milhões de atendimentos na capital em 2022

Programa está presente em todas as regiões do município de São Paulo, que celebra 469 anos nesta quarta-feira (25)

ter, 24/01/2023 - 10h02 | Do Portal do Governo

Eleito pelo Datafolha como o “Melhor Serviço Público de São Paulo”, o Poupatempo conta atualmente com 12 unidades na capital paulista, que nesta quarta-feira (25) comemora seus 469 anos.

Por meio dos postos físicos, unidades 100% digitais, totens de autoatendimento ou pelas plataformas eletrônicas, no portal e aplicativo, o Poupatempo contabilizou 3,2 milhões de atendimentos à população em 2022.

Para atender aos mais de 22 milhões de habitantes da maior cidade da América Latina, o programa está presente em todas as regiões da cidade. São oito postos presenciais (Alesp, Canindé, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), quatro 100% digitais (Crea-SP, Carrão, Piraporinha e Santana), além de 93 totens distribuídos em pontos estratégicos, de grande circulação, como estações de trem da CPTM e Metrô.

A unidade de Itaquera, na zona Leste, foi a mais procurada pelos cidadãos, com mais de um milhão de atendimentos concluídos presencialmente.

Nos postos físicos são oferecidos serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como a solicitação de RG, primeira via e alteração de dados cadastrais da CNH, mudança na característica ou transferência interestadual de veículo, por exemplo.

Entre os mais procurados em 2022 na capital, destacam-se o RG, com cerca de 1,4 milhão de documentos emitidos, e a CNH, com mais de 525 mil solicitações presenciais nas unidades paulistanas.

Já pelos canais eletrônicos são cerca de 260 serviços disponíveis, no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual, chame o P, no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. Entre as opções: renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Atestado de Antecedentes Criminais e acesso à carteira digital de vacinação contra a Covid-19, por exemplo.

Os 93 totens da capital contabilizaram em 2022 mais de 206 mil serviços, sendo mais de 43 mil Atestados de Antecedentes Criminais, aproximadamente 24 mil CNHs e quase 16 mil segundas vias de RG.

Em 25 anos de história, o Poupatempo totaliza 770 milhões de atendimentos, com 210 milhões concluídos nos postos da cidade de São Paulo.