Poupatempo faz 4,6 milhões de atendimentos digitais no primeiro trimestre

Durante as fases vermelha e emergencial foram 1,3 milhão de serviços prestados de forma remota

ter, 06/04/2021 - 19h08 | Do Portal do Governo

Desde o início da pandemia, a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo -, responsável pela gestão do programa Poupatempo, trabalha na ampliação e digitalização dos serviços oferecidos pelo Estado à população. 

Só no primeiro trimestre deste ano, as plataformas digitais do Poupatempo contabilizaram 4,6 milhões de acessos aos serviços feitos pela internet. Os atendimentos mais procurados são do Detran.SP, como a renovação e segunda via de CNH, primeira habilitação, transferência de veículo, licenciamento (CRLV-e), entre outros relacionados a infrações de trânsito, habilitação e veículos, com 72% da demanda total dos canais do Poupatempo.

Além do Detran.SP, o cidadão encontra ainda no app e portal do Poupatempo atendimentos de órgãos como a Secretaria da Fazenda e Planejamento, Educação, Desenvolvimento Econômico, Transportes Metropolitanos, Saúde e Comunicação, Instituto de Identificação (IIRGD), Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Receita Federal, além das prefeituras de Aguaí, Jales, Lençóis Paulista e Salto.  

De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, em 2020 a Companhia investiu na criação do aplicativo Poupatempo Digital, que já é o responsável por mais de 90% dos acessos online. Agora, o objetivo é acrescentar novos serviços online. “Para estar sempre próximo da população chegamos a 130 opções oferecidas pela internet em 2021. É um crescimento importante e nós pretendemos continuar avançando nesse sentido. Até o fim do ano, a meta é alcançar 180 serviços eletrônicos, mantendo a mesma eficiência e rapidez encontrada nos postos, com a segurança adicional de poder realizar tudo sem sair de casa”, explica. 

Neste momento, todas as unidades do Poupatempo estão temporariamente fechadas devido à Fase Emergencial do Plano São Paulo. Com a suspensão dos atendimentos presenciais, além das opções eletrônicas, o programa também oferece, mediante agendamento, retirada de documentos já prontos e solicitações de serviços emergenciais, que podem ser feitas pelo Fale Conosco, presente no portal e no app.

A opção pelo atendimento online já é uma tendência. Desde o início deste ano, dos 5,7 milhões de serviços realizados no Poupatempo, 4,6 milhões foram pelas plataformas digitais. 

Em março, quando tiveram início as fases Vermelha e Emergencial do Plano São Paulo, os canais digitais do Poupatempo contabilizaram 1,3 milhão de atendimentos digitais. Os mais solicitados foram pesquisa de pontuação na CNH, com 349 mil acessos; licenciamento digital – consulta e emissão, com 230 mil; renovação da habilitação, com 202 mil; consulta de IPVA, com 163 mil; informações sobre multas, com 65 mil; Atestado de Antecedentes Criminais, com 39 mil; e carteira de vacinação digital, com 35 mil. 

Cartilhas digitais 

Idealizadas para auxiliar e esclarecer as dúvidas mais frequentes dos cidadãos, as cartilhas trazem informações sobre 21 diferentes serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa. 

O material está disponível para ser consultado e baixado no site www.poupatempo.sp.gov.br. Quem acessar terá orientações e o passo a passo sobre como baixar o app Poupatempo Digital, criar login nos canais digitais do Poupatempo, ter acesso a documentos como carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego, além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo.

Tutoriais (vídeos) 

O portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) disponibiliza vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 16 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp