Poupatempo permanece com atendimento exclusivo pelos canais digitais durante o feriado

São 130 opções pelo portal e aplicativo do programa 

qui, 25/03/2021 - 14h31 | Do Portal do Governo

As unidades do Poupatempo permanecerão fechadas em todo o Estado enquanto durar a fase emergencial do Plano São Paulo. Já os 130 serviços eletrônicos, disponíveis no aplicativo Poupatempo Digital e no portal www.poupatempo.sp.gov.br continuam funcionando, sem interrupções.  

A medida também se aplica aos postos da capital, que entre os dias 26 de março e 4 de abril fará a antecipação de feriados municipais. Com os atendimentos presenciais suspensos continuam mantidas apenas a retirada de documentos e as solicitações emergenciais pelos canais eletrônicos. 

Nas plataformas digitais, as 130 opções disponíveis à população podem ser realizadas de forma fácil, rápida e segura, sem a necessidade de sair de casa. Atualmente, mais de 70% dos atendimentos do Poupatempo são pelos canais online do programa.  

Entre os serviços digitais mais solicitados, estão a renovação e segunda via de CNH, consulta de multas e de pontuação na CNH, IPVA, Carteira de Trabalho, Seguro desemprego, Licenciamento e transferência de veículos, entre outros.

O novo formato de atendimento, com ênfase no digital é permanente e a meta do Poupatempo é oferecer 180 opções online ao final deste ano, e chegar a 240 até o término de 2022. 

Cartilhas digitais 

Idealizadas para auxiliar e esclarecer as dúvidas mais frequentes dos cidadãos, as cartilhas trazem informações sobre 21 diferentes serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa.

O material está disponível no site www.poupatempo.sp.gov.br e quem acessar poderá ter orientações e consultar o passo a passo para sobre como baixar o app Poupatempo Digital, criar login nos canais digitais do Poupatempo, ter acesso a documentos como carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego, além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo. 

Tutoriais (vídeos) 

O portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) disponibiliza vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 16 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp

Segunda via de RG 

Quem precisa emitir a segunda via do RG também pode usar os meios digitais para obter o documento. Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão consegue solicitar uma nova Carteira de Identidade. 

Os totens estão disponíveis em estações do Metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Os endereços estão no portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção Locais de Atendimento.  

Já o aplicativo RG Digital SP pode ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store.