Poupatempo Móvel reforça emissão gratuita de RG e CNH em São Sebastião

Serviço inicia nesta sexta-feira (24) atendimento aos atingidos pelas chuvas, na Barra do Sahy, a partir das 10h

sex, 24/02/2023 - 9h46 | Do Portal do Governo

Poupatempo Móvel reforça emissão gratuita de RG e CNH a atingidos pelas chuvas em São Sebastião

O Governo de São Paulo vai disponibilizar os serviços do Poupatempo Móvel em São Sebastião a partir desta sexta-feira (24). A ação vai agilizar o atendimento aos atingidos pelas chuvas para triagem, solicitação e emissão gratuitas de novas vias de RG e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) e o Detran.SP.

A carreta do Poupatempo ficará na Rua Marginal, 44, na Barra do Sahy, em frente ao ginásio do Instituto Verdescola. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e, aos sábados, das 10h às 13h.

A isenção das taxas de segunda via de RG e CNH está garantida pelo Governo de São Paulo a todos os atingidos pelas chuvas nas cidades do Litoral. O benefício é previsto a pessoas afetadas por desastres naturais.

A gratuidade dos novos documentos pelo prazo de 60 dias está em vigência desde o último domingo (19), quando o governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de São Sebastião, Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela e Ubatuba.

A Prodesp, empresa estadual de Tecnologia responsável pelo Poupatempo, promove mutirões em parceria com as prefeituras do Litoral Norte para agilizar o atendimento à população. Em São Sebastião, cidade mais afetada pela catástrofe, o Poupatempo Móvel será utilizado exclusivamente para pedidos de novas vias de RG e CNH.

A carreta em São Sebastião vai realizar, de forma simultânea, tanto a triagem de beneficiados como a solicitação e emissão dos documentos. O objetivo é entregar novos RGs e CNHs aos atingidos pelo desastre de forma emergencial, no menor prazo possível.

Além do atendimento emergencial e gratuito para emissões de RG e CNH, o posto móvel também conta com um totem de autoatendimento do Poupatempo. Os serviços digitais abrangem opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e atestado de antecedentes criminais, entre outras.

Também é importante destacar que pessoas que viajaram ao Litoral Paulista e foram afetadas pela catástrofe podem solicitar a gratuidade de RG e CNH pela internet. A funcionalidade está disponível exclusivamente pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br.

Atendimento em Cidade Tiradentes

Em caráter emergencial, os atendimentos do Poupatempo Móvel agendados em Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital, estão sendo transferidos para o Poupatempo de Itaquera, ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô.

A medida é necessária para que funcionários do Poupatempo Móvel reforcem o atendimento em São Sebastião. A transferência para Itaquera está sendo informada individualmente, por e-mail, a todas as pessoas com serviços agendados no Poupatempo Móvel em Cidade Tiradentes.

Acompanhe as atualizações sobre a situação das chuvas por meio do Twitter do Governo do Estado de São Paulo: @governosp.

Cadastre-se no 40199 e receba mensagens de alerta de emergência via SMS – http://www.spalerta.sp.gov.br/topicos/alertas/