Poupatempo Móvel é prestação de serviço mais perto da população

Governador Geraldo Alckmin visita unidade móvel na Ponte Rasa e destaca eficiência do programa, que tem 99% de aprovação entre ótimo e bom

sex, 06/10/2017 - 12h33 | Do Portal do Governo

Os moradores do bairro da Ponte Rasa e região têm à disposição durante essa semana uma unidade do Poupatempo Móvel. O caminhão recheado de serviços ao cidadão fica na zona leste da capital até sábado (7), sempre das 8h30 às 16h30, na Avenida São Miguel, nº 5.550.

“Além das 71 unidades do Poupatempo, temos o Poupatempo Móvel, que vai percorrendo os bairros e atende mais perto da população. Então, ele vai aos bairros para facilitar a vida das pessoas. A maioria dos que aqui estão é para tirar o RG, inclusive aqui tem muita mamãe e papai com crianças”, disse o governador Geraldo Alckmin, que visitou a unidade nesta sexta-feira (6), na Ponte Rasa.

Alckmin aproveitou para enaltecer a comprovada eficiência do programa. “O Poupatempo é o serviço mais bem avaliado no Brasil. Tem 99% de aprovação entre ótimo e bom. Começou em 1997, com nosso querido Mário Covas, e este ano completa 20 anos. Foram mais de 600 milhões de atendimentos de uma mudança cultural, mostrando que serviço público pode ser eficiente”, declarou o governador.

Nestes 20 anos, o Poupatempo tem ainda a tradição de sempre se atualizar e melhorar o atendimento aos cidadãos. “Serviço público pode ser rápido e a pessoa pode ser bem atendida, e com uma ferramenta extraordinária, que é a tecnologia da informação. Investimos cada vez mais no Poupatempo eletrônico. Sem sair de casa ela pode pode ter acesso à maior parte dos serviços. Mas, tendo necessidade (de ir a um posto), o serviço é prestado de maneira rápida”, comentou Alckmin.

Na visita ao Poupatempo Móvel, o governador citou o cantor e compositor Milton Nascimento: “O Milton Nascimento diz que o artista tem de ir onde o povo está. O governo também tem de ir onde o povo está, e é isso que faz o Poupatempo Móvel. Vai aos bairros para facilitar a vida das pessoas”.

Serviços na unidade móvel

No Poupatempo Móvel, que essa semana está na Ponte Rasa, os cidadãos podem solicitar a emissão de documentos como a Carteira de Identidade (RG), Atestado de Antecedentes Criminais (AAC), além de serviços públicos pela Internet, como registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico, consulta de multas de trânsito e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de segunda via de contas, entre outros.

A entrega do RG será realizada em data e local informados no protocolo de atendimento. Para pessoas com RG emitido no Estado de São Paulo e que não tenham pendências com a justiça o Atestado de Antecedentes Criminais poderá ser retirado na hora do atendimento.

O veículo da unidade móvel do Poupatempo já percorreu, desde a implantação, em janeiro de 2015, mais de 15 mil quilômetros. Com toda a infraestrutura das unidades fixas, o Poupatempo Móvel reúne 17 pontos para atendimento simultâneo e uma sala de espera para mais 30 pessoas.

Com 15 metros de comprimento, que se expande com o simples acionamento de um controle remoto, a unidade móvel oferece uma área de 95 metros quadrados para o atendimento ao público, com ar-condicionado e porta PNE – acessível para pessoas com deficiência.